Os artistas de Camaçari se reuniram nesta terça feira com o prefeito Luiz Caetano em um café da manhã para conhecer o projeto de reforma e ampliação do teatro Alberto Martins, antigo Magalhães Neto. Na ocasião, foi apresentada também a comissão que vai conduzir os trabalhos para realização da eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cultura.
O encontro foi na Cidade do Saber e reuniu cerca de 100 artistas dos mais variados segmentos, além do prefeito Caetano, a presidente da Câmara, vereadora Luiza Maia, o deputado Estadual Bira Coroa e os secretários da Cultura, Vital Vasconcelos, de Relações Internacionais, Ivanildo Antonio, de Relações Institucionais, Ademar Lopes, do Desenvolvimento Econômico, HélioCortez, e da Habitação, Djalma Machado.
De acordo com o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, o novo teatro será utilizado, prioritariamente, para dar vazão à produção cultural do Município. Ele informou que o projeto será encaminhado, na próxima semana, ao setor de licitação da Prefeitura para realização da tomada de preço. As obras devem iniciar em maio.
A vereadora Luiza Maia falou da importância da criação do Conselho Municipal da Cultura. “Os segmentos mais organizados e que atuam mais serão melhor atendidos. Como costuma dizer, quem não é visto não é lembrado”. O deputado estadual, Bira Coroa, observou ainda que o Conselho da Cultura é também uma chamada da classe para a responsabilidade, compromisso e, acima de tudo, participação.
A diretora do Teatro Amador de Camaçari (TAC), Cilene Guedes, é viúva de Alberto Martins e falou estar orgulhosa e muito agradecida ao governo pela homenagem feita ao marido. “Ele era apaixonado por Camaçari e sempre trabalhou no teatro e pelo teatro”. Para ela, com a revitalização do espaço, a cultura de Camaçari vai viver uma efervescência novamente. “Estou ansiosa pela inauguração”.
Antonio Lima, diretor presidente da Filarmônica 28 de Setembro, também anseia pela reabertura do teatro. “O espaço é importantíssimo para a cultura de Camaçari. Além do mais, é mais popular, mais aconchegante, menos burocrático e mais povão, sem falar, que o espaço tem história na cultura local”.
Durante o encontro, o prefeito Caetano convocou os artistas para aproveitar os próximos anos da administração para levantar a cultura do Município. “Vamos sentar juntos, discutir as questões de forma aberta e transparente. Vamos olhar para frente e fazer a coisa dar certo”. Ele elogiou também a equipe da secretaria da Cultura, pelo projeto do teatro. “Está um espetáculo”.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!