Entretenimento

Operação Verão: Como ficar com o abdômen sarado

Não existe mágica para realizar o sonho de ter um abdômen sarado como o da personal trainer Solange Frasão ou o do ator Malvino Salvador. A receita é simples, mas exige muita determinação e disciplina. Uma dieta balanceada, exercícios físicos adequados e uma boa postura são os segredos para conquistar o tão sonhado ‘Tanquinho.’ E para aprofundar este assunto, o iBahia.com conversou o personal trainer Carlinhos Espinheira e o cantor Fredd Moura, da banda VoaDois. A aparência física é cada vez mais valorizada e isso se intensifica com a proximidade do verão. Principalmente nesta época, a barriga é uma das partes do corpo que mais preocupa homens e mulheres. Para Carlinhos Espinheira, personal há 6 anos, a maior exposição do corpo é um dos motivos que explica o cuidado com o aspecto estético. ‘Muitas pessoas me procuram para diminuir o […]


17/11/2008 às 18h52

7 min de leitura

Não existe mágica para realizar o sonho de ter um abdômen sarado como o da personal trainer Solange Frasão ou o do ator Malvino Salvador. A receita é simples, mas exige muita determinação e disciplina. Uma dieta balanceada, exercícios físicos adequados e uma boa postura são os segredos para conquistar o tão sonhado ‘Tanquinho.’ E para aprofundar este assunto, o iBahia.com conversou o personal trainer Carlinhos Espinheira e o cantor Fredd Moura, da banda VoaDois.

A aparência física é cada vez mais valorizada e isso se intensifica com a proximidade do verão. Principalmente nesta época, a barriga é uma das partes do corpo que mais preocupa homens e mulheres. Para Carlinhos Espinheira, personal há 6 anos, a maior exposição do corpo é um dos motivos que explica o cuidado com o aspecto estético. ‘Muitas pessoas me procuram para diminuir o peso e reduzir medidas nesse período’, afirmou.

O excesso de gordura na região abdominal pode ser causado por fatores como maus hábitos alimentares e sedentarismo. Além disso, existem pessoas que, geneticamente, têm maior propensão para o acúmulo de gordura na região abdominal. ‘O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos, após uma revisão sobre a base genética da obesidade, concluiu que existem indivíduos com genética favorável ao acúmulo de gordura’, assegurou Carlinhos. Mas, para ele, essa descoberta não deve ser usada como desculpa. ‘A obesidade pode ser prevenida e manejada através de alimentação e exercícios físicos’, completou.

O cantor Fredd confessou ao iBahia.com que não é fácil manter o abdômen definido. ‘A palavra chave para quando você não tem predisposição para isso é abdicação. É necessário renunciar a uma porção de coisas em favor de estar bem’, afirmou.

A alimentação tem um papel fundamental para definir o abdômen. ‘A definição muscular só acontece quando através de uma dieta bem orientada se perde gordura abdominal’, assegurou Carlinhos. ‘Já o famoso ‘tanquinho’ só aparece quando se remove a camada de gordura que está recobrindo o músculo e realizando um trabalho de hipertrofia para que a massa muscular fique mais evidente’, completou.

Atualmente diversas pessoas recorrem a suplementos alimentares para complementar os efeitos da malhação, mas o suplemento em si não é o que define o abdômen. Carlinhos afirma que as pesquisas sobre esse assunto não são conclusivas: ‘Existem teorias que questionam se o ganho de peso conseguido com os suplementos acontece devido a uma retenção hídrica ou a hipertrofia muscular’.

Além da malhação, o maior cuidado de Fredd para manter o corpo sarado é com  a alimentação. ‘Uma grande amiga minha é nutricionista, daí já viu: explorei muito o trabalho dela!’, contou Fredd. Para ele, 50% do resultado que o indivíduo tem na academia depende do que ele come. ‘Tenho que abrir mão de muitas coisas deliciosas, ainda mais que tenho uma família que manda ver na cozinha’, revelou. ‘Mas se houver dedicação, a recompensa vem’, completou.

Fredd admite que começou a malhar para ficar forte, mas com o tempo isso mudou. ‘O que busco hoje com a atividade física é manter a qualidade de vida’, contou. Ele faz exercícios diariamente e prioriza a região abdominal: ‘Faço exercícios para o abdômen dois dias seguidos e descanso um, alternando os tipos sempre’. Ele não tem preferência de exercícios e acredita que o público merece  ver o artista bem fisicamente. ‘A gente acaba sendo referência para as pessoas. Vejo isso como uma responsabilidade para com os fãs’, afirmou.

Para ficar com o abdômen definido até o verão, Carlinhos indica exercícios aeróbicos  e localizados: ‘Os aeróbicos vão atuar especialmente na redução do peso. A musculação ajuda no aumento do metabolismo e hipertrofia da musculatura abdominal’. Ele indica uma freqüência de 3 a 6 vezes por semana, mas ressalta que o resultado depende das características físicas e genéticas de cada pessoa.

Mas, com o avanço da medicina, diversas pessoas que querem um resultado imediato ou que têm preguiça de malhar recorrem à lipoaspiração para retirar o excesso de gordura na região abdominal. ‘Infelizmente as pessoas procuram resultados imediatos, e preferem correr o risco de um procedimento anestésico e cirúrgico, quando deveriam mudar o estilo de vida, incorporando hábitos saudáveis a sua rotina’, afirmou Carlinhos. Para ele, o emagrecimento deve ser gradativo e realizado através de exercícios físicos e dieta, sem expor o indivíduo a nenhum risco.

Fredd admite que, caso não estivesse satisfeito com alguma parte de seu corpo, recorreria à cirurgia plástica. ‘Porque não?  Acredito que estar bem consigo é o que vale nessa vida!  O problema é que, como estava lendo em uma revista um dia desses, as pessoas banalizaram demais essa questão da intervenção cirúrgica’, afirmou. Ele acredita que corrigir imperfeições em beneficio da auto-estima, deve acontecer de forma equilibrada, sobretudo por conta da saúde.

Agora que o Operação Verão esclareceu suas duvidas, mãos à obra! Só não esqueçam de ter muita paciência. É preciso respeitar o próprio corpo, fugindo de dietas e exercícios malucos.

 

 

DICAS DA SEMANA

iBahia.com – Internauta, beba bastante água, cuide da alimentação e não esqueça de manter uma postura correta. 

 

 

Fredd Moura – Ter força de vontade, se alimentar de forma saudável, preferir alimentos integrais, realizar um trabalho aeróbico, malhar pelo menos 3 vezes por semana e ter muita paciência. Essas são as minhas dicas!

 

Carlinhos Espinheira – Após liberação médica, o indivíduo deve se submeter a uma avaliação com o profissional de educação física de sua escolha. A prescrição dos exercícios, requer conhecimentos sólidos de fisiologia do exercício, biomecânica, cinesiologia e treinamento desportivo. Portanto só o um profissional com esses conhecimentos estará apto a prescrever o seu treinamento.

 

Veja Mais:

Operação Verão: Os principais cuidados com a pele

Operação Verão: Como manter seus cabelos bonitos e saudáveis

Operação Verão: Quer emagrecer? Então caia fora das dietas milagrosas!

Operação Verão: Reeducação alimentar é a melhor maneira de perder peso

Operação Verão: Pilates e Yoga ajudam a manter a forma