Durante três meses o iBahia trouxe para os internautas uma série de matérias que os ajudaram a entrar em forma na estação mais quente do ano. A Operação Verão deu dicas de como cuidar da pele, do corpo, de como manter a barriga sarada, as pernas fortes e os cabelos bem cuidados. Mas com a chegada oficial do verão, o iBahia pública a última matéria da sua série de reportagens.
Como fazem os “quarentões” para manter a boa forma? O organismo já não tem mais a mesma disposição de 20 anos atrás? A luta contra a balança se torna mais intensa e os exercícios físicos parecem não fazer mais os mesmos efeitos?
Para desvendar essas ações, o iBahia conversou com o Personal Trainer e diretor Técnico da Triação Assessoria Esportiva, Diogo Andrade, e com o cantor que faz parte da geração “quarentões”, Luíz Caldas.
Quando se é jovem, as medidas fisiológicas como força, quantidade gordura corporal, flexibilidade, capacidade cardiorespiratória, são mais eficientes, melhoram na adolescência e alcançam um bom desempenho até os 30 anos. A partir daí, todos estes marcadores iniciam um processo de declínio que vai depender desde o estilo de vida - pessoa sedentária ou ativa, até às características genéticas.
“É muito importante que o individuo que alcançou os 40 anos, faça um programa de exercícios, coloque como aliado um bom descanso, uma boa alimentação e controle dos níveis do estresse. Tudo isso deve ser bem administrado para que o organismo responda bem ao programa de exercício físico”, explicou o profissional Diogo Andrade.
Para o cantor Luíz Caldas, manter a forma depois dos 40 nunca foi um problema. “Depois que comecei a praticar o Yoga, eu parei de comer carne vermelha, branca, camarão, qualquer bicho. Tenho uma alimentação bem legal a base de grãos, folhas, leite, soja, frutas e verduras, além disso, corro cerca de cinco km, três a quatro vezes por semana, mais bicicleta em Pituaçú. Assim é fácil manter o peso ou até mesmo emagrecer, mas tem que ralar e acostumar a ralar caso contrário eu viro uma sanfona, emagreço e engordo”, relatou o cantor.
A rotina de exercícios de um indivíduo com mais de 40 anos merece uma atenção especial. “É de grande importância realizar uma avaliação médica - com exames cardiológicos e de laboratório, e uma avaliação física antes de iniciar a prática regular de exercício. O programa deve ser composto de atividades cardiorespiratória, como corridas, caminhadas, aulas de spinning, natação, além do treinamento de musculação e de flexibilidade. Todo programa deve respeitar o nível inicial de aptidão física do praticante, ou seja, as características individuais de cada um”, contou o personal.
As alterações relacionadas ao processo de envelhecimento são as mesmas em homens e mulheres, quando se comparam os marcadores - flexibilidade, percentual de gordura, força e aptidão cardiorespiratória, porém a queda destes marcadores são maiores na população feminina, uma vez que elas, com o processo de envelhecimento, tem uma diminuição do metabolismo, diretamente por uma diminuição da função hormonal.
Então quarentões nada de fazer corpo mole e não ser praticante das atividades físicas. A academia é sempre uma boa amiga na hora de manter a forma e deixar muitos jovens com inveja do seu corpo maduro e bem cuidado.
Dicas da Semana
iBahia.com – Estar em forma não significa ter um corpo bonito. É preciso, ter saúde, alta estima, e força de vontade, depois disso, corre pra uma academia e cuida do corpo.
Diogo Andrade - dica é que não deixem de praticar exercício físico, que no momento de iniciar procurem locais sérios com profissionais da aérea de Educação Física adequados.
Luíz Caldas - Exercício físico aliado a uma boa alimentação. E nada de beber e fumar.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!