Entretenimento

Operação Verão: Quer emagrecer? Então caia fora das dietas milagrosas!

O verão está quase chegando e a busca pelo corpo perfeito se torna mais intensa. Quem não quer exibir a boa forma na estação mais quente do ano? E é para satisfazer esse desejo que algumas pessoas recorrem às dietas milagrosas na intenção de perder peso em pouco tempo. A Operação Verão desta semana vai alertar os internautas do iBahia.com sobre a importância de fazer uma dieta com o acompanhamento de um especialista. Quem apela para alguns regimes no intuito de adquirir o corpo perfeito, instantaneamente, está enganado. Dieta da Lua, da Sopa, do Abacaxi, da Fruta, do Sol. É cada vez mais comum ver pessoas se submetendo a essas receitas milagrosas para atingir o peso ideal. Mas será que parar de comer ou tomar sopa durante um mês inteiro vai ajudar você a ficar em paz com a balança […]


23/10/2008 às 18h13

5 min de leitura

O verão está quase chegando e a busca pelo corpo perfeito se torna mais intensa. Quem não quer exibir a boa forma na estação mais quente do ano? E é para satisfazer esse desejo que algumas pessoas recorrem às dietas milagrosas na intenção de perder peso em pouco tempo.

A Operação Verão desta semana vai alertar os internautas do iBahia.com sobre a importância de fazer uma dieta com o acompanhamento de um especialista. Quem apela para alguns regimes no intuito de adquirir o corpo perfeito, instantaneamente, está enganado.

Dieta da Lua, da Sopa, do Abacaxi, da Fruta, do Sol. É cada vez mais comum ver pessoas se submetendo a essas receitas milagrosas para atingir o peso ideal. Mas será que parar de comer ou tomar sopa durante um mês inteiro vai ajudar você a ficar em paz com a balança e, principalmente, de bem com a saúde?

Segundo a nutricionista Kelly Adan, coordenadora do Hospital Espanhol, essas dietas que prometem uma rápida perda de peso, em um curto espaço de tempo, não suprem as principais necessidades nutricionais para o organismo de uma pessoa. “Essas dietas são lançadas na mídia para atingir um público que busca soluções extremamente rápidas, sem imaginar ou mesmo saber que o emagrecimento conquistado com dietas desta natureza, além de ser falso, traz danos severos à saúde, sendo uma ameaça à vida”, explicou a nutricionista.

A cantora da banda Ara Ketu, Larissa Luz, assina em baixo do que disse a médica. “Não recorro a essas dietas doidas porque fazem mal à saúde. Não é o certo a fazer na hora de perder peso. Nunca fui adepta desses métodos”, contou.

Regimes desorientados e com dietas limitadas levam à diminuição da imunidade, da resistência física, aumentando a possibilidade de adquirir doenças.

Essas dietas milagrosas favorecem também a perda de massa muscular e até mesmo a desnutrição, pela eliminação da oferta de nutrientes essenciais. Além disso, a pessoa fica desestimulada, pois depois do sacrifício e retorno aos hábitos alimentares normais e incorretos, a balança  sinaliza aumento gradativo de peso, confirmando o famoso “efeito sanfona”.

Segundo a médica isso acontece porque o organismo, ao perceber uma diminuição dos nutrientes que habitualmente lhe são fornecidos, passa a trabalhar em estado de alerta, armazenando o máximo do que consome e diminuindo o gasto de energia , mas continuando a enviar sinais de fome.

O acompanhamento médico é essencial na hora de fazer um regime. Só um médico especialista pode equilibrar a alimentação da pessoa e dizer, ao certo, qual o tipo de dieta é adequado a cada organismo.

É o que faz a musa do Ara Ketu. Mesmo tendo inúmeras tentações e guloseimas, já que sempre está viajando a shows e se hospeda em grandes redes de hotéis, Larissa não deixa de lado o acompanhamento de um profissional que cuide da sua alimentação, do seu peso e principalmente da sua saúde. “Tento não comer muita besteira e sempre tenho a ajuda de um nutricionista, mas não abro mão de fazer bastante exercício”, contou ela.

Já deu para perceber que na hora de perder peso não precisa recorrer a métodos que fazem mal a saúde. Nada de dieta maluca, inventada em casa ou copiada das amigas e amigos. Não vale a pena por em riso a saúde só para exibir um ‘corpão’ nas praias durante o verão. O importante não é só emagrecer. É ter saúde, pensar magro e ter o peso que se sinta bem.

Você ainda pode conferir na íntegra o bate papo do iBahia.com com a nutricionista Kelly Adan no canal de entrevistas.

DICAS DA SEMANA

 

iBahia.com – Ainda dá tempo de emagrecer da forma correta até o verão. Corra e procure um nutricionista, ele é o profissional indicado para cuidar da sua alimentação, receitar dietas e te ajudar a perder e manter o peso ideal.

 

Larissa Luz – Pra chegar no verão bem não precisa parar de comer, mas precisa equilibrar esses alimentos e procurar um nutricionista. Não deixe de beber muita água para hidratar. Mas lembre: cair na malhação é o essencial. Pra ficar em forma tem que é fazer bastante exercício.

 

Drª Kelly Adan – Busquem hábitos alimentares saudáveis e sigam com eles para o resto da vida. Só o que emagrece é uma dieta bem feita, e dieta bem feita significa uma boa reeducação alimentar*.

 

* Na próxima semana a Operação Verão do iBahia.com traz para você uma matéria completa sobre reeducação alimentar. Fique de olho e não perca!

 

Veja Mais:

Operação Verão: Os principais cuidados com a pele

Operação Verão: Como manter seus cabelos bonitos e saudáveis