A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza a última apresentação do ano pela Série Nossos Músicos – América Latina, com um concerto especial em homenagem ao compositor alemão Felix Mendelssohn. Com regência do maestro Marcelo Lehninger, a orquestra tocará o Concerto para violino e orquestra em Mi menor, op.64, com a solista Gabriela Queiroz, e o Concerto para piano e orquestra em Sol menor, nº. 1, op.25, com a solista Lígia Moreno. O encerramento ficará por conta da Sinfonia em Lá menor, nº. 3, op.56 “Scottish”, também de Mendelssohn. O concerto acontecerá no dia 02 de dezembro, quarta-feira, às 20h, na Sala Principal do TCA, com ingressos (inteira) a R$20.
O Concerto para violino e orquestra em Mi menor, op.64 é a obra mais famosa do compositor. Escrita em 1844, a pedido do amigo e violinista Ferdinand David, o concerto exalta as capacidades virtuosísticas do violino, deixando, às vezes, a orquestra em segundo plano. Já o Concerto para piano e orquestra em Sol menor, nº. 1, op.25 foi esboçado em 1830, e concluído um ano depois, quando Mendelssohn tinha apenas 22 anos. A obra inova ao combinar as exposições clássicas no solo e na orquestra, além de reunir os três movimentos sem pausa por fanfarras rítmicas. Para fechar a noite, a Sinfonia em Lá menor, nº. 3, op.56, ou Sinfonia “Escocesa”, inspirada pelas belas paisagens daquele país e marcada por um desenho poético unificador presente nos quatro movimentos.
Este ano, a OSBA realizou dez concertos pela Série Nossos Músicos – América Latina, que trouxeram a Salvador destacados músicos nacionais e internacionais, como os venezuelanos Edgar Saume e Manuel Lopez Gomez, e os brasileiros Gilson Cornélio, Carlos Prazeres e Fábio Cury, dentre outros.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!