A origem da Páscoa é mais antiga do que muitos possam imaginar. A festa, que envolve diversos símbolos e rituais religiosos, tem origem judaica. A palavra “páscoa” vem do hebraico Pessach, que significa passagem. Para os judeus, a festa é a celebração da libertação dos israelitas pelo Faraó do Egito, culminando no êxodo do povo escravizado de Israel para a “Terra Prometida”.
Na Bíblia, essa comemoração é justificada pela seguinte passagem: “Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua” (Êxodo 12,14). Acontece que, de acordo com a tradição cristã, a morte de Jesus ocorreu no início do Pessach e a Santa Ceia teria sido uma espécie de celebração, muito comum na época.
Os festejos da Semana Santa iniciam no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa), que é a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. A Quinta-feira Santa comemora a instituição da Eucaristia, a Sexta-feira da Paixão a morte e o sofrimento de Cristo, o Sábado de Aleluia representa o período em que Cristo “descansou” e o Domingo de Páscoa, a sua ressurreição.
E o que o coelho e o ovo tem a ver com tudo isso? O ovo de páscoa representa o nascimento, a vida e costuma ser trocado no Domingo de Páscoa. Já os coelhinhos, surgiram como símbolos para representar a fecundidade e a constante reprodução da vida.
Outros símbolos também fazem parte da tradição do período. O cordeiro, por exemplo, representa o sacrifício de Jesus, que morreu para salvar o seu “rebanho”. Já o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Cristo, que foi oferecido aos seus discípulos na Última Ceia.
Como calcular a data da Páscoa
O feriado da Páscoa é calculado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte e pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril. Outras datas como a Quaresma e a Quarta-feira de Cinzas são calculadas em função da Páscoa.
Algumas datas móveis que dependem da Páscoa:
Terça-feira de Carnaval - quarenta e sete dias antes da Páscoa
Quaresma - Inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Domingo de Ramos
Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa) - Celebra a entrada de Cristo em Jerusalém.
Quinta-Feira Santa – Celebra a instituição da Eucaristia por Cristo.
Sexta-feira Santa - Dia que relembra a morte de Cristo (Feriado nacional)
Sábado de Aleluia – Período em que Jesus “descansou”
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!