No dia 25 de maio (terça-feira), às 17h, o curso Conversando com sua História receberá, no auditório da Biblioteca Pública do Estado, a Prof.ª Consuelo Pondé de Sena para falar sobre 'Os tupis na Bahia: estudos e costumes'. Promovido pelo Centro de Memória da Fundação Pedro Calmon/Secult, o curso é gratuito e acontece todas as terças-feiras até o mês de outubro.A palestrante traçará um panorama dos 'estudos da língua Tupi, desde os primeiros contatos dos índios com os jesuítas'. Atraída pelo estudo da língua Tupi, Consuelo Pondé de Sena tornou-se professora da matéria em 1963 e a ensinou mais de 30 anos. Dentre as suas publicações, destacam-se: Portugueses e africanos em Inhambupe (1977), Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru (1979), A imprensa revolucionária na Independência (1983) e Os Dantas de Itapicuru (1987).
Pondé foi também chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), diretora do Centro de Estudos Baianos da mesma universidade (1974-1983), diretora da Associação Baiana de Imprensa (1984), diretora da Casa de Ruy Barbosa (1985) e diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia (1987), entre muitas outras atuações. Atualmente, Consuelo Pondé de Sena exerce o quinto mandato na presidência do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.Em sua 8ª edição, o curso'Conversando com sua História'
oferece aulas gratuitas ministradas por diferentes historiadores e pesquisadores. Dentre os temas dos encontros do mês de junho, estão: 'Africanos livres na Bahia', com a prof.ª Adriana Santos e 'O Santo Ofício na Bahia', com o prof.º Luiz Mott.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!