A Hipertrofia ainda é uma dos resultados finais mais procurados quando o assunto é academia. Para tanto, entender um pouco mais dos métodos de treino é essencial para alcançar os resultados com mais eficiência. Para iniciantes o indicado é fazer, por exemplo, um treino que se chama circuito. Este basicamente consiste em condicionar o físico e trabalhar a resistência muscular.
A programação é pensada no sentido de colocar o aluno para fazer um exercício para cada grupo, - exemplo, um de peito, um de costas e um de posterior. "Indico essa programação para ser feito durante uma semana, mas temos que respeitar a individualidade biológica do aluno", explica o professor Alisson Cerqueira, da academia Well Fitness. Quanto ao gasto calórico ele é realizado, mas não é o principal objetivo. "O gasto médio é de 300 calorias. Vale voltar a lembrar que o foco é o condicionamento, inclusive este é um método muito utilizado por idosos, exatamente por ser mais leve", diz.
Professor Alisson Cerqueira explica principais treinos |
O outro é o dropset, também muito usado nas academias e consiste em reduzir 20% da carga máxima com seis repetições até a falha e a cada repetição vai aumentando ou diminuindo o peso. O professor Alisson ainda explica que para hipertrofiar é necessário aumentar o volume. "Quanto mais carga, maior o resultado. Ao aumentar o volume, haverá mais lesões. Elas são necessárias para o músculo hipertrofiar, crescer", explica.
Como descobrir a carga máxima"É preciso escolher um aparelho, colocar o máximo de carga que puder e fazer seis repetições. Se os movimentos forem executados de forma perfeita significa que ainda não se atingiu a carga máxima suportável pelo indivíduo", revela o professor. Outra ponderação feita por Alisson é que não se precisa necessariamente mudar mensalmente o método de treino, basta variar as cargas e a ordem de exercícios. "O aluno pode optar por mudar o método ou simplesmente mudar a carga e a ordem dos exercícios para dar um estímulo diferente ao músculo mensalmente", finaliza.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade