Do sonho de criar um espaço em que crianças e livros estivessem sempre juntos, nasceu a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, criada pela professora e bibliotecária Denise Tavares, em 1950. Após exatos 60 anos, a BIML se tornou referência de lazer e aprendizagem para crianças e jovens. Para celebrar o sexagésimo aniversário desta biblioteca e homenagear o escritor Monteiro Lobato, patrono da casa, a Fundação Pedro Calmon/Secult preparou uma programação recheada de diversão, leitura, música, cordel e teatro. No dia 18 de abril (domingo), a partir das 9h, o público poderá participar das atividades culturais gratuitas e de um movimentado encontro de antigos leitores, que hoje são personalidades importantes da sociedade baiana.
'A história da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato sempre esteve atrelada ao incentivo à leitura do público infanto-juvenil. São 60 anos de atividades culturais que contemplam toda a família e fazem da biblioteca um local onde se pode encontrar diversão, lazer e leitura', conta a diretora da BIML, Rosane Rubim. A abertura da programação será às 9h, com 'contação de histórias', com Magda Cartaxo. Em seguida, será a vez do Coral Infanto-juvenil do Colégio Adventista do Salvador se apresentar.
Às 13h, a garotada poderá assistir a um clássico da filmografia de Mazzaropi feito em homenagem a Monteiro Lobato, o filme 'Jeca Tatu', que retrata a vida de um roceiro humilde que se vê ameaçado por um ganancioso latifundiário. Ainda no período da tarde haverá a apresentação do Grupo de Capoeira Filhos do Mestre Bimba.
Homenagens - A fundadora da BIML será homenageada através do lançamento do cordel 'Denise Tavares a musa de Nazaré', escrito por Antonio Barreto. Haverá ainda um encontro com antigos leitores para um bate-papo animado. No encerramento da programação, o público poderá conferir também a peça teatral 'Denise Tavares X Monteiro Lobato', realizada pela Companhia Teatral Infanto-juvenil da Monteiro Lobato, com direção de Sérgio Micio. 'Denise Tavares e Monteiro Lobato são duas importantes figuras que fazem parte da história da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Daqui, saíram também leitores famosos como Jaime Sodré, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre muitos outros', ressalta Rosane Rubim.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!