O verão 2009 está aquecido no Pelourinho com ensaios bem animados, que dão ao público o gostinho do que vai rolar no Carnaval. Nesta quarta-feira (21), o bloco Muzenza dá seguimento aos Ensaios de Verão no Pelô, que acontece desde o início do mês com programação diária e atrações diversas, como o Olodum, a banda Didá e os Filhos de Gandhy. O grupo afro, que já ganhou 13 títulos de campeão do carnaval baiano e também foi responsável por inovar e trazer o ritmo samba-reggae para o carnaval brasileiro, se apresenta às 21h. O ingresso custa R$ 20.
Muzenza - Fundado em 1981, por um grupo de diretores dissidentes do Olodum, o bloco afro-baiano Muzenza foi um dos pioneiros na valorização da cultura negra no Brasil e, hoje, conta com cerca de 3 mil associados. Em 1988, o grupo lançou o 'Muzenza do Reggae', o primeiro disco da carreira. Artistas como Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia já gravaram alguns dos seus trabalhos.
As músicas 'Preta' e 'Suíngue da cor' foram compostas por integrantes do bloco e tornaram-se grandes hits na voz de Daniela Mercury. Além do sucesso com suas músicas e coreografias, que fundem as culturas afro-jamaicana e baiana, o grupo Muzenza possui um belo trabalho de inclusão social, que inclui oficinas com cursos de percussão, teatro, dança, informática e fabricação de instrumentos musicais no bairro da Liberdade.
Com sede próxima ao Curuzu, o Muzenza é tradicionalmente esperado no sábado e terça-feira, no circuito Campo Grande/Praça da Sé, e, na segunda, no percurso Liberdade/Campo Grande.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!