Sucesso de público nos finais de tarde de sábado, o projeto JAM no MAM realiza apresentações no verão de Salvador, com jam sessions no Museu de Arte Moderna durante os meses de janeiro e fevereiro de 2010. Ponto de encontro garantido de músicos locais, o projeto vem atraindo artistas de todo o mundo que, de passagem pela Bahia, encontram ali um espaço democrático para ouvir Jazz com “sotaque baiano” e exercitar a arte da improvisação ao lado de músicos profissionais que são referência no mercado local. O JAM no MAM é um projeto da Huol Criações e acontece todos os sábados no MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia, a partir das 18h. O ingresso custa R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia).
A apresentação conta com uma banda base formada por Ivan Huol na bateria, Ivan Bastos no baixo, Paulo Mutti na guitarra, André Magalhães no piano, André Becker no sax e flauta, Rowney Scott no sax e Orlando Costa na percussão. Mas, como segue a risca o estilo jam session, permite a apresentação de músicos que, sem ensaio prévio, tocam conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação. Graças à qualidade e imprevisibilidade das performances que fazem de cada apresentação uma experiência única e, é claro, ao baixo custo dos ingressos, o projeto vem reunindo semanalmente um público fiel, que garantiu em 2009 uma média de 1.463 pessoas por sessão (número superior a média geral do projeto). Esse público abrangente reúne estudantes, professores, artistas, jornalistas, profissionais liberais e crianças, além de visitantes “pegos de surpresa” pela performance artística em um dos pontos turísticos mais charmosos e concorridos da capital baiana.
Como não poderia deixar de ser, o JAM no MAM possui algumas peculiaridades musicais que o diferenciam de outras jam sessions espalhadas pelo mundo. Graças à forte tradição percussiva da música baiana e a riqueza de ritmos da cultural popular local, as apresentações no MAM oferecem um mix de música baiana, baião, samba, frevo, salsa, blues e swing, trazidos para um universo que tem como tônica a improvisação e favorece o desenvolvimento de uma linguagem própria dentro deste estilo universal, o jazz.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!