A realização de atividades físicas e recreativas em espaços públicos é uma das alternativas para a redução do sedentarismo entre adultos e crianças apontadas pelo professor de educação física e idealizador do Projeto Saúde na Praça, Carlos Amorim. Segundo o especialista, fatores como falta de tempo, espaços reduzidos nas construções modernas, crescimento do uso do automóvel e ausência de infra-estrutura para o lazer em boa parte das áreas públicas favorecem o surgimento de doenças crônicas como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, aumento do colesterol ruim (LDL) e infarto do miocárdio. “Quase 30% da população brasileira não praticam qualquer atividade física. Esse aspecto contribui para o aumento anual no número de óbitos causados pela falta de exercícios”, alerta o professor embasado em dados do Ministério da Saúde.
Com o objetivo de estimular a prática de hábitos saudáveis, o especialista realizará no próximo sábado, dia 4, das 10h às 12h, a segunda edição do Projeto Saúde na Praça dando continuidade à programação recreativa gratuita na Praça Edvaldo Oliveira Souza, no final da Rua do Ébano, no Caminho das Árvores. “Um ambiente público bem cuidado favorece momentos de lazer em família e motiva a realização de atividades físicas ao ar livre”, observa o professor que defende a prática de jogos desportivos e de exercícios como corrida, caminhada, alongamento, dentre outros, no combate ao sedentarismo. “Além de contribuir para o desenvolvimento infantil a atividade física regular proporciona inúmeros benefícios para a saúde de adultos e idosos”, explica.
A iniciativa da Carlos Amorim – Clínica de Exercícios, apoiada pela Coordenadoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Grupo Arco-Íris Recreação Infantil, foi abraçada pela comunidade que aprovou a primeira edição do evento. “Achei a idéia maravilhosa pela valorização da praça. Conquistamos um espaço para as crianças brincarem. No prédio em que moro, não tem playground”, revelou Jicélia Sampaio Silva, moradora do local. “Em Salvador não temos praças como opção de espaço de lazer ao ar livre. Este é um espaço bom, mas estava tão abandonado” disse a mãe de Maria Helena, de 10 anos, e Tiago, de 4 anos, Kátia Counago. Morando no bairro há 5 anos, Maria Helena visitou a praça pela primeira vez durante o projeto.
Projeto Saúde na Praça
Realização: Carlos Amorim – Clínica de Exercícios em parceria com a Coordenadoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Grupo Arco-Íris Recreação Infantil.
Quando: Sábado, dia 4 de junho de 2009.
Horário: Das 10h às 12h.
Onde: Praça Edvaldo Oliveira Souza, no final da Rua do Ébano, Caminho das Árvores.
Programação Infantil: Brinquedos recreativos: cama elástica, tobogã e cavalinho. Jogos populares: gude, amarelinha, elástico, dentre outros. Oficina de artes.
Programação para o público adulto: Aulas de alongamento.
Evento gratuito aberto ao público
Informações: (71) 9964-8550
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!