No mês em que é celebrada a cultura afro-brasileira, a literatura e poesia dão o tom das comemorações com mais uma edição do Projeto 'Quartinhas de Aruá – Encontros de Literatura Negra'. O encontro literário acontecerá no dia 24 de novembro, às 19h, na Casa de Angola da Bahia (Baixa dos Sapateiros). Nesta edição, o tema em discussão será ‘Literatura e Consciência Negra’, produzindo reflexões que reverberam sobre questões como a influencia dos livros no processo de conscientização. O encontro terá a participação do escritor e poeta carioca Éle Semog, da poeta e produtora cultural soteropolitana, Urânia Munzanzu, e do militante e poeta Hamilton Borges Walê. Além do tradicional bate-papo, o público contará com performances de poetas e artistas, regadas a Aruá, bebida feita com cana de açúcar e milho e considerada sagrada nas culturas africanas.
'Ninguém consegue semear poesias aonde não existe sonhos e atitudes', diz um dos versos do poeta carioca Éle Semog, uma das referências da literatura negra nacional. Durante as Quartinhas de Aruá, o escritor e, também, militante do movimento negro, apresentará o seu mais novo livro, intitulado 'Tudo que está solto' que, segundo ele, busca a síntese da condição humana diante dos conflitos e incertezas.
Quartinhas de Aruá – realizada na última quarta de cada mês, o Projeto 'Quartinhas de Aruá” promove o estimulo à produção e circulação da literatura feita por autoras e autores negros, ou que tenham como tema e referência a cultura negra. A partir de encontros que reúnem poetas, escritores, artistas de diversas linguagens, além de interessados em arte, literatura e cultura, desenvolve-se um espaço de rica aprendizagem, construído a partir de um processo de reflexões e ressignificações.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!