Do cotidiano difícil de operários ucranianos na Alemanha ao mote existencial e filosófico característico da cultura germânica, passando pelas questões sociais e políticas de um país recém unificado. Essa é trajetória dos três filmes que compõe a pequena mostra Inéditos Alemães, que a Sala Alexandre Robatto exibe de 5 a 7 de setembro, sempre com entrada franca.
Trata-se de produções representativas das mais variadas tendências do atual cinema alemão que o Instituto Goethe traz ao Brasil. Entre os destaques, está um dos primeiros trabalhos consagrados do cineasta de origem turca Fatih Akin (Contra Parede) que apresenta o pouco conhecido 'Em Julho'.
Também integra a mostra o elogiado Luzes Distantes, de Hans-Christian Schmid. Completa o programa o nunca antes exibido no Brasil Verão em Berlim, de Andreas Dresen.
Serviço
Mostra Inéditos Alemães, de 5 a 7 de setembro, na Sala Alexandre Robatto, com sessões às 15h, 17h30 e 20h.
Entrada franca. Apoio: Instituto Goethe.
Às 15h
Luzes Distantes (Lichter, ALE, 2003)
Direção: Hans-Christian Schmid
Duração: 105 minutos / Censura: 12 anos
Elenco: Ivan Shvedoff, Anna Janowskaja, Sergej Frolov e Sebastian Urzendowsky.
Sinopse - A história de duas cidades às margens do rio Oder: a Frankfurt alemã e a Slubice polonesa. Após o término da Guerra Fria, o velho conflito entre leste e oeste foi deslocado para o âmbito econômico. O filme fala de pessoas que querem ir para a Alemanha a qualquer custo, de pessoas que não encontram lá o paraíso sonhado, de negócios legais e ilegais e de uma fracassada história de amor entre o leste e o oeste.
Às 17h30
Verão em Berlim (Sommer vorm Balkon, ALE, 2005)
Direção: Andreas Dresden
Duração: 110 minutos / Censura: 12 anos
Elenco: Inka Friedrich, Nadja Uhl, Andreas Schmidt e Stephanie Schönfeld.
Sinopse - Um verão em Berlim. Duas amigas vivem de aluguel em um velho edifício e passam as tardes na varanda, com vistas para a rua. Um homem põe em perigo a paz que existe entre elas, mas, ao mesmo tempo, provoca momentos felizes. Uma anciã morre e um garoto de 12 anos está apaixonado por alguém que não o corresponde.
Às 20h
Em julho (Im Juli, ALE, 2000)
Direção: Fatih Akin
Duração: 100 minutos. / Censura: 12 anos.
Elenco: Idil Üner, Branka Katic, Jochen Nickel, Christiane Paul e Moritz Bleibtreu.
Sinopse - Um professor sério, mas apaixonado, faz uma aventureira viagem de Hamburgo para Istambul. Um divertido road movie no calor de um verão europeu.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!