A Bahia está em ritmo de conferências de cultura e se prepara para mais uma etapa da pré-conferência setorial de cultura, em Salvador, no próximo sábado (21), na qual estarão reunidos representantes de 13 segmentos culturais: música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, culturas digitais, museus, arquivos, patrimônio, bibliotecas, livro e leitura e literatura. O encontro, que antecede a III Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada de 26 a 29 de novembro, em Ilhéus, contará com uma série de debates sobre cada um desses segmentos, através de eixos temáticos.
A Bahia é o primeiro Estado do país a realizar pré-conferências setoriais, em atenção à diversidade cultural. De acordo com Ângela Andrade, superintendente de cultura do Estado, a idéia é promover discussões, com ampla participação popular. 'O principal objetivo das pré-conferências setoriais é estimular a criação de fóruns e colegiados para um diálogo permanente com o Estado', diz,
Ao todo, serão realizadas 17 pré-setoriais, cada uma tratando de uma área específica das artes ou da cultura. Quatorze delas somente no próximo sábado, englobando a cultura negra, as culturas populares e a cultura indígena. O evento vai acontecer na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia - UFBA (Av. Cardeal da Silva, bairro da Federação).
A pré-conferência do dia 21/11 terá como tema central Cadeia Produtiva da Cultura/Sistemas de Cultura. O credenciamento começa às 8h e se encerra às 10h. Para recepcionar os participantes, haverá apresentação das Cameratas da OSBA Opus Lúmen e Quadro Solar.
A abertura oficial, da qual participará o secretário de cultura Márcio Meirelles, será às 8h30. Logo em seguida, a superintendente Ângela Andrade fará a apresentação da agenda do dia. Um das presenças mais esperadas é a de Heloísa Buarque de Holanda, que irá falar sobre Redes produtivas de cultura.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!