icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Sarau infantil da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato recebe o poeta Sérgio Vaz, da Cooperifa-SP

foto autor

21/07/2010 às 14:40 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Realizado no último domingo de cada mês na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), em Nazaré, o Sarau Bem Legal ganha edição especial neste domingo (25) com a presença do escritor e ativista cultural Sérgio Vaz, articulador da Cooperifa - Cooperativa Cultural da Periferia, de São Paulo. Homenageado desta edição, Sérgio terá alguns de seus poemas declamados pelo grupo Este Tal Recital, formado por oito crianças de 8 a 12 anos, residente do evento.

Esta é a décima edição do Sarau Bem Legal, que tem entrada gratuita e começa a partir das 10h. A cada rodada, um escritor nacional é homenageado com um grafite - realizado ao vivo - e com uma seleção de seus poemas. Desta vez, o encarregado de retratar o convidado é o grafiteiro Fael I, um dos mais conhecidos da cidade. Haverá também a performance do grafiteiro Neuro que pintará a assinatura do Bem Legal, técnica conhecida no meio como TAG. O recital propriamente dito começa às 11h. Além dos poemas de Sérgio Vaz, também serão mostrados textos do escritor e compositor Arnaldo Antunes e da poeta paranaense Helena Kolody. O grupo convidado deste mês faz parte da ABENE - Associação dos Moradores de Nova Esperança, parceira do Projeto Ler é Poder, fundado pelo ator Lázaro Ramos. No final, haverá microfone aberto aos poetas e poetinhas da plateia, momento sempre surpreendente.

As próprias crianças selecionaram os poemas de Sérgio Vaz que serão apresentados, a partir dos livros Subindo a ladeira mora à noite (1992), A poesia dos deuses inferiores (1995), Pensamentos vadios (1999) e Colecionador de pedras (2004). O último foi relançado pela Global Editora na Coleção Literatura Periférica em 2007. Sergio também é autor de Cooperifa: antropofagia periférica (2008), publicado pela editora Aeroplano, no qual narra sua trajetória literária e a história do sarau que ajudou a criar.

Iniciativa do Coletivo Blackitude - Vozes Negras da Bahia em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato, o Sarau Bem Legal começou a se desenvolver em agosto de 2009, reunindo inicialmente, 11 crianças entre 8 e 12 anos. O grupo ensaia semanalmente e, nas apresentações, conta com a participação de outros grupos de poesia infanto-juvenis da cidade. A primeira apresentação pública foi em sua inauguração, em outubro de 2009, com o recital - Leminskianas Baianas, homenagem ao paranaense Paulo Leminski. Na sequência, nomes como José Carlos Limeira, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes e Helena Kolody estiveram no foco. Já os grafites foram assinados por Finho, Lee27 e Marcos Costa.

Juntamente com poemas, fotos, mini-biografas e textos executados pelas crianças, os grafites comporão uma exposição pública que ocorrerá no encerramento da primeira etapa do projeto, no mês de seu aniversário, em outubro de 2010. Está previsto, também, a publicação de um livro-memória do primeiro ano.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento