icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ENTRETENIMENTO

Stanley Jordan e Carlinhos Brown são atrações do Phoenix Jazz – Festival Internacional

foto autor

30/11/2009 às 16:21 • Atualizada em 28/08/2022 às 15:16 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Pelo terceiro ano consecutivo, a Praia do Forte (BA) recebe o Phoenix Jazz – Festival Internacional, reunindo atrações baianas e internacionais, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, num verdadeiro tributo à música instrumental e ao jazz. No palco, montado na praça da Igreja de São Francisco, se apresentarão o maestro Fred Dantas e Luiz Caldas, no dia 4, a partir das 20h10; Armandinho e Carlinhos Brown, no dia 5, a partir das 18h; e o Estrelas Musicais, grupo musical infantil do Nordeste de Amaralina, e o guitarrista norte-americano Stanley Jordan, no dia 6, também a partir das 18h.

Considerado muito mais que um estilo, mas uma forma inovadora de expressão musical, o jazz, em suas várias vertentes, traz a improvisação como característica essencial. O músico pode alterar a melodia, a harmonia ou o compasso de uma música de acordo com seu humor, com as interações com a banda que o acompanha ou mesmo com o público, o que torna cada apresentação única, já que a interpretação de uma canção nunca se dá exatamente da mesma forma.

É por isso que, se a música instrumental virtuosa tivesse outro nome, poderia chamar-se —sem exagero— Stanley Jordan. Considerado um dos instrumentistas mais revolucionários da música progressiva mundial, o aclamado guitarrista norte-americano se apresenta na Praia do Forte pela segunda vez, graças à iniciativa do Phoenix Jazz. Em turnê com o álbum State of Nature, Jordan promete uma apresentação emocionante repleta de standards jazzísticos, músicas autorais e composições brasileiras de MPB e bossa nova.

Outra atração de peso do Festival é o criativo e inovador Carlinhos Brown, que mostrará um show especial, com inspirações no jazz e na música instrumental. Focada no latin jazz, a apresentação trará novos arranjos para canções da autoria de Brown que foram consagradas por outros músicos e bandas do país. A idéia é apresentar ao público as diversas facetas do artista e sua facilidade em transitar pelos mais diversos estilos musicais, que não somente o axé music.

Como não poderia deixar de ser, o rei da guitarra baiana Armandinho continua como presença fundamental na grade do Phoenix Jazz, do qual participa desde a primeira edição. No ano em que completa 45 anos de carreira, Armandinho sobe ao palco da praça São Francisco em clima de pré-lançamento do CD/DVD Pop Choro. Com as mãos na guitarra ou no bandolim, a apresentação do músico baiano é sempre certeza de um belo espetáculo musical.

A grade singular do Phoenix Jazz traz ainda toda a versatilidade de Luiz Caldas, um dos precursores do axé music, que mostrará sua vertente jazzística apresentando o show intitulado simplesmente de Puro Jazz. O repertório contará com canções autorais e releituras de clássicos do gênero, lembrando músicos guitarristas que ele costuma ouvir, como Django Reinhardt, Robert Conti, Joe Pass, George Benson, o baiano Mou Brasil, entre outros. Luiz Caldas com a sua guitarra semi-acústica sobe ao palco acompanhado de um quarteto formado por baterista, pianista, baixista e saxofonista.

Completando o time de atrações estão ainda o grupo infantil Estrelas Musicais e o maestro Fred Dantas. Com sua Orquestra, o maestro fará um show que tem tudo a ver com a Praia do Forte: o carro-chefe da apresentação é uma série de músicas instrumentais intitulada A Suíte dos Peixes, com canções de sua autoria, nomeadas e inspiradas nesses animais. Dentre elas, a mais famosa é Budião —sucesso no cenário internacional de jazz, é responsável por levar ao mundo o nome e o trabalho do maestro. Além das faixas de composição própria, Fred Dantas apresenta ainda um repertório clássico de orquestras, além de sucessos musicais baianos e nacionais. Por fim, o Phoenix Jazz 2009 tem o prazer de apresentar um grupo que tem ganhado destaque na música clássica baiana, o Estrelas Musicais, formado por meninos e meninas do projeto social do Nordeste de Amaralina.

Atração inteiramente gratuita, o Phoenix Jazz – Festival Internacional é uma realização da Marcativa, Falcão Produções e Paulo Argolo Produções, com patrocínio da Bohemia, Petrobras, Iguatemi e Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura/Fazcultura. A prefeitura de Mata de São João, a Turisforte e o Tivoli Ecoresort (hotel oficial do evento) assinam o apoio.

Serviço

O que: Phoenix Jazz09 – Festival Internacional
Quando: 4, 5, 6 de dezembro
Onde: Praia do Forte
Gratuito
www.phoenixjazzfestival.com.br

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em entretenimento