Depois de 13 anos em funcionamento, o Teatro Jorge Amado fecha as portas. A notícia que pegou muita gente de surpresa foi dada na última terça-feira, dia 04. Em entrevista, a produtora teatral e administradora do espaço Fernanda Tourinho contou que esta é uma determinação judicial e que o teatro será entregue no dia 30 de junho.
O motivo dessa decisão é a falta de dinheiro para pagar um empréstimo feito pela Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia, em 1997. Especula-se que a dívida já passa dos R$ 20 milhões. “É importante se falar que o empréstimo foi tomado foi para concluir as obras do teatro e que o valor, na época, foi de R$2 milhões e meio”, ressalta Fernanda.
A administradora explica que o Teatro Jorge Amado passou por muitas crises nesses anos de funcionamento. “Uma pequena parte da dívida foi paga, mas com os problemas que o Brasil e o mundo enfrentaram, os juros chegaram a 50%”, revela. 'A questão da dívida já está finalizada e a execução da ordem judicial é iminente, mas é esse é um valor impagável”, acrescenta.
Agora, o objetivo de Fernanda é tentar sensibilizar o governo: “O que temos que discutir é a função cultural do Teatro para a sociedade. Se esse dinheiro tivesse vindo do fundo de cultura não teríamos chegado a esse ponto”. Ela já se reuniu o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, para expor a situação. “Ele foi bastante receptivo e está nos apoiando nessa luta pala permanência do Teatro Jorge Amado. Estamos aguardando soluções”, afirma.
Fernanda conta ainda que artistas baianos e o público estão prestando muita solidariedade ao teatro. O Jorge Amado continua com a sua programação normal até que haja a execução da ordem judicial.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!