Na próxima quinta-feira (31), o Teatro Vila Velha comemora 44 anos de fundação. Já vai longe o ano de 1964, quando uma velha Bahia redescobriu o que é produzir cultura e ser vanguarda no sonho da Sociedade Teatro dos Novos. O primeiro grupo profissional de teatro do estado formou-se da união de jovens atores liderados pelo professor João Augusto Azevedo, em 1959. Foi aí que começou a nascer o projeto do Vila.
Sob a direção de João Augusto Azevedo, o Vila transformou-se num espaço de produção cultural nunca visto antes na Bahia, que formou uma geração de artistas. Nas décadas de 60 e 70, a casa foi ponto de encontro de artistas emergentes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Glauber Rocha e tantos outros vanguardistas. Aliás, foi nesse Teatro, poucos dias após sua inauguração, que os então desconhecidos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Maria Bethânia fizeram o antológico show 'Nós, por exemplo', que pontua o começo da ascensão de suas carreiras.
O Vila Velha atravessou seus primeiros quinze anos com muitos momentos de glória, mas também muitas dificuldades. Após o falecimento de João, em 1979, o Vila não foi mais o mesmo. Nos anos 80, a crise insistia em assolar o velho Vila, que não acompanhava mais com o mesmo vigor o movimento teatral da cidade. Foi aí que o Teatro Vila Velha então fechou as cortinas.
É em 1994 que se inicia o processo de ressurgimento do Vila, com a entrada de Marcio Meirelles e Ângela Andrade na Sociedade Teatro dos Novos (da qual ainda faziam parte Carlos Petrovich, Sônia Robatto e Tereza Sá).
A reforma começou e mesmo assim, as atividades não paravam de acontecer. O Bando de Teatro Olodum, por exemplo, continuava seus ensaios em meio às demolições. Da antiga construção restou apenas uma parede e em 1998 o novo projeto ficou pronto. Concebido pelo arquiteto alemão radicado no Brasil Carl Von Hauenschild, além de ter quase o triplo da área anterior, o Novo Vila passou a ser o único Teatro do Brasil com total versatilidade da caixa cênica principal, que pode ser montada em infinitas configurações de palco-platéia.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!