|
---|
Exposição 'Espiando o Vale do Capão' entrou em cartaz no Palacete das Artes |
Se você gosta de artes visuais, pretende visitar galerias e museus, ou quer saber o que anda acontecendo no universo das artes plásticas em Salvador, o
iBahia preparou um guia com as principais mostras e exposições que estão em cartaz na cidade. (
Clique nos links em vermelho para mais informações).
A mostra é de Silvana Sepulveda que, há mais de dez anos, tem se dedicado a fotografar o Vale com suas montanhas, flores, bichos, gente e atividades culturais. A exposição conta com 40 fotografias coloridas, além da exibição de um filme de 15 minutos, com diversas imagens do local.
Informe-se mais sobre a exposiçãoIdealizada e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias, com colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho, a exposição GIL 70 foi criada para homenagear os 70 anos do cantor e compositor Gilberto Gil, comemorado em 2012. A mostra reúne trabalhos de 27 artistas, entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa.
Informe-se mais sobre a exposição- 13 de Agosto: Celebração pela Fé, pela Missão
Para marcar os 80 anos de vida religiosa de Irmã Dulce, a exposição-instalação '13 de Agosto: Celebração pela Fé, pela Missão' traz objetos originais que a beata baiana usou no dia 13 de agosto de 1933, quando foi consagrada freira: o anel, a coroa de espinhos e a fita que envolvia a vela que ela portava na cerimônia de consagração na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe).
Informe-se mais sobre a exposiçãoEsse é o título da primeira exposição individual do artista plástico carioca Raul Mourão em Salvador. A exposição inédita reúne um conjunto de 10 esculturas cinéticas em aço Corten e 34 fotografias da série Timeline realizada pelo artista entre 2012 e 2013. As peças demonstram toda a pluralidade e diversidade do trabalho de Mourão e são resultado de maquetes, desenhos e experimentos pelo artista durante a pesquisa em seu ateliê.
Informe-se mais sobre a exposição- Luta e silêncio de um olhar e Etcetera e Outras coisas mais
Luta e silêncio de um olhar e Etcetera e Outras coisas mais são dois olhares sobre gênero, somando as obras do fotógrafo Genilson Coutinho e do artista plástico Hamilton Lima, que respectivamente falam das lutas da comunidade baiana contra violência e brincam com os termos usados para definir a 'persona gay', questionando visões pejorativas sobre a liberdade sexual.
Informe-se mais sobre a exposiçãoHá quase 100 anos uma escola superior de arquitetura e design revolucionou para sempre estes campos com uma visão nova e totalmente adequada ao mundo pós-revolução industrial.
Informe-se mais sobre a exposição- ACM na Cultura da Bahia - Pensamentos e Ações
A exposição 'ACM na Cultura da Bahia - pensamentos e ações', mostra ao público através de textos, dizeres e fotos, ações que o senador Antonio Carlos Magalhães realizou em prol do desenvolvimento da cultura na Bahia. A exposição tem como curador Paulo Gaudenzi e ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro.
Informe-se mais sobre a exposição- Iconografia: Pesquisa e aplicação em estudos de Artes Visuais
Com curadoria da professora Sylvia Athayde, mostra reúne 20 telas de renomados pintores estrangeiros e brasileiros dos séculos XVIII e XIX, selecionadas do acervo do museu e voltadas para assuntos como mitologia, alegoria, naturezas mortas e temas religiosos.
Informe-se mais sobre a exposiçãoO artista visual baiano Denissena cria personagens que retratam a realidade social vivida por homens e mulheres da periferia, sem retirar deles o caráter da ludicidade. Motivado pela ideia de que o simples também pode ser muito forte, explora as técnicas do nanquim, da acrílica, do lápis de cor e do spray, todos sobre o papel, e convida o espectador a apreciar a poesia visual que narra o cotidiano de pessoas 'invisíveis'. A curadoria de arte é de José Carlos, de São Paulo.
Informe-se mais sobre a exposição- Smetak - O Alquimista do Som
As 'Plásticas Sonoras' - criadas por Walter Smetak (1913-1984) e consideradas obras de arte por críticos e pesquisadores – podem ser vistas no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho). A mostra 'Smetak - O Alquimista do Som' apresenta as peças do acervo da família do músico suíço que viveu na Bahia entre 1937 e 1984 – restauradas e expostas apenas no Museu de Arte Moderna da Bahia e no de São Paulo, em 2007 e 2008, respectivamente.
Informe-se mais sobre a exposiçãoRealizada pelo artista visual Marco Bulhões, a exposição apresenta pinturas e fotografias do processo de pesquisa sobre os caretas de Maragojipe (BA), lugar onde se conserva a originalidade de seu carnaval há mais de 100 anos, considerado patrimônio imaterial da Bahia.
Informe-se mais sobre a exposição