Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Viva ao Nosso Senhor dos Navegantes!

• 29/12/2008 às 17:36 • Atualizada em 29/08/2022 às 13:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

No primeiro dia do ano os pescadores louvam o Bom Jesus na Festa de Boa Viagem

No dia em que se deseja a paz mundial, primeiro de janeiro, comemora-se também, o dia de Nosso Senhor do Navegantes, o protetor dos pescadores.

A comemoração acontece principalmente nas cidades litorâneas e os maiores festejos são em Penedo, no estado do Alagoas e em Salvador, Bahia. A festa de caráter religioso tem início no dia 31 de dezembro e só termina ao fim do dia primeiro de janeiro.

Introduzida no Brasil por católicos portugueses, a festa de Nosso Senhor dos Navegantes ganhou características africanas, uma vez que as manifestações populares e os costumes de cada região do país, principalmente a Bahia, se agregaram aos festejos.

No estado baiano, o dia também é conhecido como Festa da Boa Viagem. Não existem registros históricos que revelem a origem da festa na Bahia, mas algumas teorias afirmam que, com a construção da capela de Boa Viagem, na conhecida Cidade Baixa, em 1750, a devoção aumentou. Entretanto, outros acreditam que a fé começou depois de algumas promessas feitas pelos sobreviventes de um naufrágio, nas proximidades de Salvador. Existe também outro motivo para tamanha fé, a chegada da Família Real à Bahia. O que se pode ter certeza é que, até 1890, o embarque e desembarque da imagem do Nosso Senhor dos Navegantes era feito nas docas do Arsenal da Marinha, que cedia embarcação para o translado. Mas como essa prática foi proibida pela autoridades, os fiéis do santo mandaram construir galeotas para o transportá-lo. Em homenagem ao Bom Jesus, a prática de transporte por galeotas acontece até hoje.

Teorias a parte, o dia de Nosso Senhor dos Navegantes é comemorado pelos baianos com cortejos e muita festa. Embarcações navegam pela Baía de Todos os Santos seguindo um único barco que transporta a imagem do Bom Jesus. A procissão parte da a Capela da Boa Viagem até à Igreja da Conceição da Praia, ao lado do Elevador Lacerda, em um religioso cortejo de fé e adoração ao santo padroeiro dos pescadores.

Programação da festa em Salvador

31/12 - Quarta-Feira
Missa na Paróquia da Boa Viagem
Horário: 15h30
Celebrante: Dom Geraldo Majella

31/12 - Descida da galeota para o mar. A galeota com a imagem está no galpão na boa viagem , perto da igreja.
Horário: 09h.

31/12 - Procissão da galeota pelo mar da Boa Viagem até o Cais do Porto. De lá, a imagem segue por terra para a Igreja da Nossa Senhora da Conceição.
Horário: 17h

01/01 - Quinta-Feira
Missa na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia
Horário: 08h
Celebrante: Dom Geraldo Majella

01/01 - A imagem de Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes sai da Igreja da Conceição e segue para o pier da Capitania dos Portos. Depois vai pelo mar até o Porto da Barra, Cais do Porto e depois Boa Viagem.
Horário: 9h45

01/01 - Celebração Eucarística na Igreja da Boa Viagem
Celebrante: Padre Estéfano
Horário: 10h30

01/01 - A imagem é acolhida na igreja da Boa Viagem
Horário: 12h30

04/01 - Missa na igreja da Boa Viagem com procissão terrestre
Horário: 16h

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento