O catálogo Brasileiro de Teatro, assinado há 10 anos pela Fred Soares Produções, chega a sua décima edição com uma programação que inclui grandes produções do teatro brasileiro.
Para a volta em grande estilo de um projeto genuinamente baiano, um filho Da Terra abre a programação com um espetáculo premiado. 'Hamelin', com Vladimir Brichta, é o primeiro espetáculo da edição 2010 do CBA.
As apresentações acontecem nos dias 30/04, 01 e 02/05, no Teatro Jorge Amado, e dão início a programação do Catálogo que já tem na sua agenda, ainda no mês de Maio, as peças 'Sopros de Vida', com as atrizes Nathália Timberg e Rosamaria Murtinho, e 'Enfim, Nós' com Marjore Estiano e Márcio Melhém.
Hamelin, texto de 2005 do espanhol Juan Mayorga, uma das revelações da dramaturgia contemporânea espanhola, tendo recebido, por esta obra, o prêmio Max de Melhor Autor Teatral. Nesse espetáculo o autor explora o tema da pedofilia para falar, como ele próprio cita, da formação e da deformação da linguagem.
Um jovem juiz está determinado a provar que um importante membro da sociedade abusou sexualmente de uma criança. Na luta para reunir provas,descobre que não é nada fácil encontrar os culpados e distinguir o bem do mal. Com uma atmosfera próxima dos filmes de suspense e através de uma dramaturgia não convencional, Hamelin revela a impotência da sociedade em proteger a inocência das suas crianças e a impossibilidade de se chegar a uma única conclusão quando as palavras são tudo o que se tem para apurar a verdade.
O espetáculo, com direção de André Paes Leme e protagonizado por Vladimir Brichta, foge da tradição ilusória. Segundo André “A cena, desenhada com precisão, é marcada por um forte despojamento aliado a uma densa interpretação”. O jogo entre a narrativa e o drama convoca a imaginação e a memória do espectador. Os atores assumem, além dos seus personagens, a função de comentar a cena, conduzir e questionar o olhar do público. Será que ele diz a verdade? A dúvida não sairá da sua mente.
O jogo é nítido e as suas regras são reveladas para o público desde o início. A cena se desenha apoiada firmemente na interpretação dos atores, na dinâmica das suas marcas e na integração dos espectadores. A interpretação dos atores mantém uma forte carga emocional sem perder, no entanto, o distanciamento necessário para a provocação de um olhar crítico.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!