icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Bahia é um estado que respira som, ritmos e criatividade musical

Com fortes influências da cultura negra, a Bahia conseguiu criar novos ritmos e misturar guitarra com percussão

foto autor

13/09/2014 às 18:30 • Atualizada em 29/08/2022 às 16:40 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A Bahia é o berço de diversos ritmos e seu povo alegre e festeiro faz música em cada ladeira e beco da cidade. Neste Estado pode-se ouvir o toque dos atabaques mostrando a influência negra da nossa cultura, se misturando às guitarras elétricas e criando novos sons.
No Recôncavo Baiano, por volta de 1860, ligado ao culto de orixás e caboclos, o samba de roda teve início como forma de preservação da cultura dos negros africanos, escravizados no Brasil. Esse gênero musical, recentemente, foi proclamado como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A influência portuguesa, além da língua falada e cantada, fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.
Em Salvador, no final dos anos 80 do século passado, nasceu o samba-reggae. Da mistura do samba de partido-alto com o reggae, esse ritmo dançante, com forte influência da música latina e dos tambores do Olodum, subiu a ladeira do Pelô e partiu para conquistar o Brasil e o mundo.
O axé music, o arrocha e muitos outros estilos musicais nasceram aqui. Além disso, outros ritmos se transformam quando chegam à Bahia, como por exemplo o pagode, que no nosso estado tem características próprias tanto na musicalidade quanto na dança.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais