icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Conheça cidade com menor população da Bahia

Cidade possui a famosa Lagoa Azul que atrai turistas de todos os cantos do país

foto autor

07/10/2014 às 17:40 • Atualizada em 30/08/2022 às 20:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A pequena Catolândia, vizinha de São Desidério no oeste da Bahia, leva o status de menor município do Estado. De acordo com dados do IBGE de 2010, a cidade possui cerca de 2.600 habitantes. Ela foi colonizada por viajantes que utilizavam o rio Grande para fazer comércio e intercambiar mercadorias entre as cidades ribeirinhas do rio São Francisco e os municípios do norte de Minas Gerais.
O povoado que se formou por conta da mangabeira, árvore que do tronco se extrai o látex, deu origem a cidade de Santana, que foi vinculada a Barreiras. Mas por decreto em 1938 teve o nome alterado para Catão e quando emancipado, em 1962, modificou o nome definitivamente para Catolândia.
Hoje os índios Xicriabás, - miscegenação de índios e brancos, foram os primeiros habitantes
Sua economia é basicamente em minilatifundios, agropecuária de subsistência, geralmente familiar. Entre os cultivos estão a mandioca, banana, milho, cana-de-açúcar, hortaliças e criação de bovinos.
Curiosidade - A região era habitada por índios Acroás, ou também conhecido como Coroás, quando os colonizadores chegaram. Com o tempo e a chegada dos negros escravizados, a mistura das duas etnias deu origem a tribo Xicriabás que hoje vivem em Minas Gerais, no município de São João das Missões. Leia também

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais