Mil e uma utilidades

Empresária, atriz, modelo, apresentadora e apicultora: conheça as outras facetas de Ivete Sangalo além da música

O iBahia revirou o baú e reuniu o que Ivete Sangalo faz além da música

Bianca Andrade
27/05/2022 às 12h06

5 min de leitura
Foto: Rafa Mattei

Se Ivete Sangalo fosse uma máquina, com certeza ‘Mainha’ seria multifuncional, quase uma impressora que imprime, copia, escaneia, envia fax e se for possível encontrar mais alguma função para o equipamento, pode ter certeza que a representação humana dele também vai chegar lá.

A celebração do meio século da juazeirense trouxe à luz uma constatação antiga dos fãs, a idade pode ser 50, mas a dedicação que a artista tem pela carreira mostra que Ivete Sangalo é mesmo 100. E isso vai além do trivial, que no caso de Veveta é a música.

Ao longo de sua vida, Ivete se aventurou e mostrou excelência em outros projetos que se propôs a fazer. Você consegue lembrar das mil facetas de Mainha? O iBahia revirou o baú e reuniu o que faz Veveta além da música. Confira por onde ela já passou:

Ivete Sangalo atriz: ao longo da carreira, Ivete mostrou que não é apenas um rostinho bonito e uma voz poderosa. A cantora deu as caras na telinha como atriz em algumas produções da Globo, para além de trilha sonora. O primeiro papel da artista como atriz foi no longa ‘Simão, o Fantasma Trapalhão’, de 1998, como a personagem Estrela. Em 2001, a artista estreou na tela da Globo com a série de comédia ‘Brava Gente’ como a personagem Rosália.

Foto: Reprodução / Globo

Como protagonista, Ivete teve um episódio especial no projeto ‘As Brasileiras’ (2012), como a personagem Raquel no capítulo ‘A Desastrada de Salvador’.

Foto: Reprodução / Globo

Mas o grande destaque de Mainha nas telonas foi como Maria Machadão no remake de ‘Gabriela’, exibido em 2012. Veveta deu vida a cafetina dona do Bataclã. Na trama, Ivete contracenou com Juliana Paes, Humberto Martins, Leona Cavalli, Gero Camilo e Antonio Fagundes que interpretou seu grande amor, Coronel Ramiro Bastos.

Ivete Sangalo apresentadora: se Maisa Silva diz ‘meu querido, eu sou cantora’, Veveta pode muito bem falar ‘meu querido, eu sou apresentadora’. A função já não pode mais ser tratada como uma aventura para Ivete, que deu início a carreira como apresentadora logo no começo da carreira, em 1998, com um grande desafio, cobrir a licença maternidade da amiga, Xuxa Meneghel no programa Planeta Xuxa, da Globo.

Foto: Reprodução / TV Globo

A participação gerou burburinho, mas Ivete só foi ganhar seu próprio espaço na TV sete anos depois, sob o comando do ‘Estação Globo’. A atração ficou no ar por quatro anos e foi um dos projetos musicais mais elogiados da emissora.

Foto: Reprodução / TV Band

Ivete ainda teve passagem pelo CQC (2012), como apresentadora especial, antes de assumir o Superbonita em 2015-2016. Em 2021, a cantora fez com que a Bahia se tornasse palco de uma edição especial do ‘Música Boa Ao Vivo’, do Multishow.

Foto: Reprodução / TV Globo

E neste mesmo ano, a baiana rendeu mais de R$ 100 milhões à Globo sob o comando do reality musical inédito ‘The Masked Singer Brasil’.

Ivete Sangalo como modelo: o corpinho de ‘Mainha’ já esteve nas passarelas como modelo. A artista já chegou a compartilhar registros em desfiles, como uma foto tirada aos 14 anos de um trabalho ao lado de André Curvelo.

A carreira como modelo também foi lembrada por uma participante do ‘The Voice Brasil’, que surpreendeu a cantora ao revelar que as duas eram agenciadas pela mesma empresa quando Ivete tinha 17 anos. Entre os trabalhos realizados por Ivete nas passarelas está um para o estilista Robério Sampaio.

Foto: Reprodução / Instagram

Ivete Sangalo empreendedora:

a artista é proprietária da IESSI Music Entertainment, empresa do ramo de entretenimento que surgiu após o encerramento das atividades da Caco de Telha, e tem entre seus serviços licenciamento, administração de carreiras artísticas, gravações de discos, produção de eventos, shows e DVDs.

Foto: Rafa Mattei

O primeiro grande trabalho da empresa foi a gravação do DVD que celebrou os 20 anos de carreira da artista, o ‘Multishow ao Vivo: Ivete Sangalo – 20 Anos’, na Arena Fonte Nova. Ivete também tem seu próprio trio elétrico, bloco e camarote no Carnaval de Salvador.

Ivete Sangalo jurada e técnica vocal: a função merece um tópico especial a parte. Apesar de poder entrar na parte de apresentadora, Ivete assumiu o papel como técnica vocal e jurada em dois programas diferentes da TV Globo. A artista integrou a bancada da primeira temporada do Superstar em 2014 ao lado de Dinho Ouro Preto e Fábio Júnior, foi jurada de três temporadas do The Voice Brasil e de duas do The Voice Kids.

Foto: Globo

Ivete Sangalo apicultora: a paixão pelas abelhas foi descoberta pelos fãs da artista durante a pandemia. Junto ao companheiro, o nutricionista Daniel Cady, Ivete revelou criar mais de 8 mil abelhas em sua casa na Praia do Forte.

Foto: Reprodução / Instagram

Leia mais sobre Música em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias