O Exame pode abrir várias portas |
O Sistema seleciona estudantes para universidades federais e estaduais, além de institutos de tecnologia. Mas para participar do Sisu - Sistema de Seleção Unificada, a inscrição e nota no Enem são pré-requisitos básicos. O candidato deve ter atenção especial com a redação, uma vez que a nota zero exclui qualquer possibilidade de acesso ao sistema federal.
Universidades públicas e privadas
Muitas universidades públicas aderiram ao Sisu, outras não. Mas a maioria utiliza o exame em substituição à primeira fase de seu processo seletivo ou utilizam como nota complementar.
Prouni
O Prouni (Programa Universidade Para Todos) oferece bolsas de estudos em universidades privadas a estudantes de baixa renda. Mas para participar os interessados são obrigados ao fazer o Enem e obter no mínimo 400 pontos na média das cinco notas, em ciências da natureza, ciências humanas, linguagens, matemática e redação. Como a concorrência pelas bolsa é acirrada, deve se evitar o zero na redação.
Financiamento Estudantil
Desde 2011, o Enem é obrigatório para quem deseja solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). A regra vale para quem concluiu o ensino médio a partir de 2010. Diferentemente do Prouni, o Fies não impõe restrições relativos à média dos candidatos para conhecer o financiamento.
Ciências sem Fronteiras
Para os graduandos interessados em estudar fora, o exame é etapa obrigatória para a realização do sonho e os estudantes com nota superior a 600 pontos saem na frente. O programa Ciência sem Fronteira - que, até 2015, prever enviar mais 100 mil para cursos de graduação e pós-graduação do exterior. No processo seletivo, os candidatos são avaliados ainda segundo o desempenho acadêmico e domínio de língua estrangeira.
Certificação do Ensino Médio
O Enem também pode ser utilizado para aqueles que por qualquer motivo não tenha conseguido concluir o Ensino Médio, que podem conseguir a certificação basta deve obter 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação. A opção deve ser informada pelo candidato no ato da inscrição.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade