icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Feira de Santana foi criada em 1832

Micareta de Feira, Festas Juninas, Áreas Verdes, Museus, Teatros, Festival de Violeiros, Corrida de Jegues são alguns dos eventos de Feira

foto autor

10/12/2013 às 15:24 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No começo do século XVIII, o português Domingos Barbosa de Araújo e sua esposa, Ana Brandôa, proprietários da fazenda Santana dos Olhos D'Água, mandaram erigir uma capela sob a invocação de São Domingos e Santana. Ao redor do templo, construíram-se os primeiros casebres de rendeiros e as senzalas. Essas terras, por morte dos proprietários, foram mais tarde julgadas devolutas e incorporadas a Fazenda Nacional. Graças a sua posição geográfica – no limite do recôncavo com os tabuleiros semiáridos e, portanto, na confluência das zonas da mata e do litoral, a nova aglomeração tornou-se pouso de tropas e dos viajantes que, provenientes do alto sertão baiano e das regiões do Piauí e Goiás, demandavam o porto de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira. Ainda na primeira metade do século, a povoação começou a constituir centro de permutas e escambos. Daí a formação do arraial – o arraial de Santana da Feira – foi um passo. Do comércio incipiente originou-se pequena feira livre, realizada no primeiro dia da semana. O comércio então estabelecido forçou a abertura de ruas adequadas ao trânsito de feirantes de toda parte. Assim a população cresceu e as lojas foram aparecendo. Foi esse impulso que levou os habitantes a pedirem a criação do município, o que aconteceu em 1832, com território desmembrado do de Cachoeira. Feira de Santana desempenhou papel importante no movimento federalista de 1832, insurgindo-se contra a revolução que irrompera na província da Bahia, e em seu território desenrolaram-se algumas lutas da Sabinada. A grande heroína da independência, Maria Quitéria, nasceu na freguesia de São José das Itapororocas quando esta pertencia ao Município de Cachoeira.
Principais pontos turísticos/ eventos culturais: Micareta de Feira, Festas Juninas, Áreas Verdes, Museus, Teatros, Festival de Violeiros, Corrida de Jegues, Igreja Senhor dos Passos, Mercado de Arte, Observatório Astronômico Antares.
População estimada 2013: 606.139
Área da unidade territorial (km²): 1.337,993
Produto Interno Bruto (PIB): 7,433,139
Principais Atividades Econômicas: O comércio, A indústria, A agricultura.
Dados Ambientais (geografia)
Bioma: Caatinga e Mata Atlântica
Clima: Semiárido quente

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais