![]() |
|---|
A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, onde ocorre o encontro das BRs-101,116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro-oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, a cidade possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação e a Universidade Estadual de Feira de Santana. A cidade originou-se de uma fazenda na paróquia de São José das Itapororocas. Essa fazenda recebia o nome de Santana dos Olhos D'água e ali passava a estrada das boiadas, onde passava-se com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro. Os donos do local eram católicos fervorosos e construíram uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana e São Domingos. Com o intenso movimento de vaqueiros e viajantes, formou-se uma feirinha. Em 1833, o governo elevou o então povoado à Vila. E em 1873, à Cidade de Feira de Sant'Anna.
Feira de Santana é famosa também por suas festas típicas, como a da Senhora Sant'Ana, na segunda quinzena de janeiro, com bumba-meu-boi, segura-a-veia, burrinha e outros folguedos populares; a Micareta, conhecida como Carnaval fora de época, comemorada na cidade 15 dias após a Páscoa; o Festival de Violeiros, em setembro; e a Corrida de Jegues, em novembro.
A cidade tem como principais pontos turísticos a Estátua do Vaqueiro, símbolo que representa a cidade; a Igreja Senhor do Passos, localizada no centro da cidade e uma das maiores da região; o Mercado de Arte, local onde são exibidos e comercializados produtos artesanais produzidos por artistas da cidade e proximidades; o "Feiraguai", espécie de centro comercial composto por centenas de camelôs que comercializam produtos importados como eletroeletrônicos, roupas, calçados, brinquedos, artigos para casa, escritório e outros, em sua maioria importados do Paraguai; o Observatório Astronômico Antares, situado no bairro do Jardim Cruzeiro; os museus de Arte Contemporânea, Casa do Sertão e Regional; as Igrejas Senhor dos Passos (em estilo neogótico), Nossa Senhora dos Remédios e a Catedral de Santana (Matriz), além do monumento à heroína Maria Quitéria, o Paço Municipal e o Museu Parque do Saber.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade


