icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

Início de Itapentiga está ligada à história de Conquista

No ano de 1923, o Sr. Augusto de Carvalho, então proprietário das terras da região, separou dentro da mata bruta uma área de 10 hectares onde construiu um núcleo de povoamento que denominou Itatinga.

foto autor

26/11/2013 às 17:10 • Atualizada em 02/09/2022 às 1:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
As origens do atual Município de Itapetinga prendem-se à história de Vitória da Conquista. O primeiro homem civilizado a desbravar o solo itapetinguense foi o Sr. Bernardino Francisco de Souza que, em 1912, fez uma derrubada nas matas virgens da região, tendo construído uma casa para sua residência à margem direita do Rio Catolé, precisamente no local hoje denominado "Fazenda Astrolina". No ano de 1923, o Sr. Augusto de Carvalho, então proprietário das terras da região, separou dentro da mata bruta uma área de 10 hectares onde construiu um núcleo de povoamento que denominou Itatinga, devido à grande quantidade de pedras brancas existentes na zona.Principais pontos turísticos/ eventos culturais: comemorações de São João, festas privadas no Parque de Exposições como a "Vaca Louca" o "Forró Bakana", festa aberta ao público no Parque Poliesportivo da Lagoa, a Capela do Menino Jesus (Igrejinha de Pedra), o Parque Zoobotânico da Matinha (único zoológico do interior da Bahia) e o Parque Poliesportivo da Lagoa.

População estimada 2013: 74.652
Área da unidade territorial (km²):
1.627,518
Produto Interno Bruto (PIB): 826,662
Renda Per Capita:
Principais Atividades Econômicas: Agropecuária,
a pecuária bovina perdeu um pouco a sua força, mas ainda é uma das principais atividades econômicas do município, A economia também é movimentada por algumas indústrias que se instalaram na cidade, como a Calçados Azaléia, e o comércio.

Dados Ambientais (geografia)

Bioma: Mata Atlântica
Clima: Tropical Atlântico

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais