Mucuri comemora 245 anos hoje (10). Conheça sua história e belas


Hoje (10), Mucuri comemora 245 anos de existência. O Canal Caminhos da Bahia resgatou a história da região que era povoada pelos Aimorés, Abatires e Pataxós. A terra foi cenário de muitas batalhas entre essas tribos e brancos, uma vez que a população indígena não se conformou com os abusos dos colonizadores, que a colocava em situação de menosprezo, humilhação e escravidão. As três tribos se juntaram com os índios Botocudos, muito temidos na época, e atacaram a capitania e os expulsaram.
Os alemães e suíços também passaram pela região, entre os anos de 1720 e 1730, e investiram no cultivo de café. Neste período os europeus chamavam Mucuri, de Porto Alegre. Finalmente, em 1769, a cidade passou a ser chamada de São José de Porto Alegre e mais tarde, definitivamente de Mucuri, dado pelos índios desde sempre e que era a nome do madeira que ficava próximo do rio. 

Aqui algumas das belas praias de Mucuri

Praia da Costa Dourada 
Distante 5 quilômetros da divisa entre Bahia e Espírito santo, a praia é semi-deserta. Entretanto é um dos cenários mais estonteantes da costa baiana. Entre as singularidades, estão as grandes falésias e areias muito extensas e coloridas, que na maré baixa chegam a 30 metros de largura. As águas formam incríveis piscinas naturais, ideais para um banho tranquilo e mergulho. Possui uma infra pequena, com poucos restaurantes e pousadas.

Praia de Jacuntinga 
A praia tem mar aberto, ondas fortes e com grandes extensões de areia. Para quem gosta de praticar o surf esta é uma boa pedida. Ao redor estão pequenas casas dos pescadores nativos. 

Praias do Centro
Com águas mornas e tranquilas, ficam localizadas na região central de Mucuri. Coqueiros e casas de veraneios completam a paisagem do lugar, que situado na região urbana e dispõe de boa infraestrutura de restaurantes e  hospedagens. 

Praias dos Lençóis da Velha
As areias parecem lençóis brancos, aliás esse é o motivo do nome da Praia. Compõem a passagem rochas, coqueirais e falésias.

Praia da Barra
Apresenta areias planas, vegetação rasteira e mar agitado em períodos de ventania e é próxima à foz do rio. É ponto de partida para trekking na Costa Dourada. É de difícil acesso e os visitantes fazem a travessia de barco ou canoa.  

Praia do Riacho Doce
Aqui o visitante pode acessar uma região praticamente deserta, com boa opções de banho. É o iníco da melhor rota de trekking do sul da Bahia, ideal para aventuras e para acampar. Vizinho à praia existe um riacho, com o mesmo nome, que marca o fim do litoral baiano no sentido sul. 

Praia dos CoqueirosUma boa opção para banhos, graças ao rio que desemboca na praia e por isso apresenta uma opção para banhos de água doce. Conta com algumas barracas e restaurantes.Leia tambémTop 10: Os dez melhores destinos turísticos da BahiaTop 10: Artistas internacionais que se encantaram pela Bahia