A região era primitivamente habitada por indígenas bravios. Por volta de 1813, o capitão Francisco de Sousa Meira, seguido de turmas de aventureiros, procedente de Minas do Rio de Contas, atravessou o rio Brumado, chegando à foz do Rio do Antônio, sendo constituída a fazenda Bom Jesus do Campo Seco. Mais tarde formou-se uma povoação com a denominação de Bom Jesus dos Meiras, distante três léguas aproximadamente da citada fazenda. Com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, a povoação passou a ser freguesia no ano de 1869. Em 1877, recebeu a categoria de Vila. Teve o topônimo mudado para Brumado em 1931, por ser o Município banhado pelo rio do mesmo nome. Os nativos de Brumado são chamados brumadenses.
Principais pontos turísticos/ eventos culturais: Igreja Matriz, Mercado de Arte, Memorial Municipal, Fazenda Condado, Ruínas do Casarão do Brejo, A terceira maior mina de magnesita do mundo, Cachoeira da Serra de São Lourenço, Gruta das Lavadeiras, Rio Brumado, Rio São João, Rio do Antônio, Rio das Contas, Córrego Bate-Pé e suas cachoeiras e escorregadeiras naturais, Riacho do Coité, Serra das Éguas, Praça e anfiteatro Coronel Zeca Leite, Barragem de Cristalândia.
População estimada 2013: 68.776
Área da unidade territorial (km²): 2.226,796
Produto Interno Bruto (PIB): 628,444
Principais Atividades Econômicas: Mineração, Comércio, Pecuária, Agricultura: algodão (675 toneladas anuais), melancia (96 toneladas), umbu (642 toneladas), mandioca (1.450 toneladas), feijão (240 toneladas) e o cultivo de mamona (3 toneladas) que tende a crescer.
Dados Ambientais (geografia)
Bioma: Caatinga Clima: Semiárido