Vinhedo
A capacidade de produção da região é de um milhão de litros de vinho por ano. São 130 hectares de vinhedos baianos que se localizam entre 9º e 10º de latitude sul - uma das mais baixas latitudes na viticultura no mundo. As parreiras são irrigadas pelo sistema de gotejamento com a própria água do Rio São Francisco. O clima é tropical semiárido, com grande incidência de insolação e baixa precipitação de chuvas. Estão sendo plantadas no local as variedades Shiraz, Cabernet Sauvignon e Moscatéis, entre outras. Trata-se de castas de reconhecida qualidade e próprias para as peculiaridades do clima e solo do Vale do São Francisco.
Qualidade
Mais de três mil horas por ano de exposição ao sol dão às uvas dessa vinícola um sabor todo especial. E é no município de Casa Nova (a 58 km de Juazeiro) que grandes marcas estão produzindo vinhos de qualidade reconhecida, com inúmeros prêmios em concursos nacionais e internacionais. A consultoria é de Michel Rolland, considerado um dos melhores enólogos do mundo.
Harmonização
Sem dúvida, uma boa opção para quem visita a região do Vale do São Francisco é explorar os prazeres da enogastronomia, harmonizando os vinhos baianos com a culinária regional. Os pratos preparados com carne de bode, cabrito ou surubim, peixe típico do Rio São Francisco, são algumas sugestões para a harmonização, criando um terceiro sabor a partir da combinação perfeita entre vinhos e carnes. Em Juazeiro, existem ótimos bares e restaurantes em que se pode apreciar os vinhos, juntamente com o melhor da cozinha local.
Passeios
Além da visita aos vinhedos, a região do Vale do São Francisco também oferece roteiros turísticos complementares, que incluem um city-tour na cidade de Juazeiro, visita à barragem do Sobradinho, para ver de perto o segundo maior lago artificial do mundo, e a eclusagem, uma espécie de elevador para embarcações que se movimenta em função da água que entra e sai do reservatório. Tudo isso sem falar nos belíssimos cenários naturais da região, formados por ilhas como as Ilhas do Rodeadouro, Ilha do Fogo, Ilha da Amélia e Ilha de Nossa Senhora, cachoeiras como a do Salitre e da Gameleira e grutas como a do Convento.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade