Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Rio de Contas já foi cenário do filme Abril Despedaçado

Em fevereiro, acontece nessa localidade o mais tradicional Carnaval da Chapada Diamantina, com Concurso de Máscaras e outras atrações

• 19/09/2014 às 17:16 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:46 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A pacata Rio de Contas é ainda um destino pouco procurado por turistas, embora seja rica em história e belezas naturais. A cidade possui arquitetura barroca, do século XVII, preservada e tombada pelo patrimônio histórico. Cachoeiras, trilhas, picos de até 2.000 m de altura são algumas das atrações desse município. O clima da região e sua população bonita e hospitaleira foram cenário do filme Abril Despedaçado, dirigido pelo cineasta Walter Salles. Em fevereiro, acontece nessa localidade o mais tradicional Carnaval da Chapada Diamantina, com Concurso de Máscaras, Lavagem da Escadaria de Santana e Festa na Praça da Matriz. Já de maio à junho acontecem as festas religiosas, como a Festa do Santíssimo Sacramento, comemorada há mais de um século. Na véspera da festa, a noite das lanternas e o tradicional leilão no adro da igreja abrem os festejos, seguidos, no dia seguinte, de procissão com casas decoradas com toalhas de renda e crochê nas janelas, ruas atapetadas com flores, cascas de arroz e pó de serra formando desenhos alusivos aos festejos.
Atrativos: Rio de Contas
• Pico das Almas
Para os praticantes de escalada, o Pico das Almas, um dos mais altos da Chapada Diamantina, com 1.958 metros, é uma excelente possibilidade de aventura. Três dias com direito a acampamento no santuário ecológico do Largo do Queiroz e trekking por riachos e matas onde nasce o Rio Brumado são algumas das recompensas antes da chegada ao cume.
• Igreja Nossa Senhora de Santana
Essa Igreja, construída por escravos, permaneceu em ruínas por cerca de 50 anos, facilitando a retirada de pedras para a construção de algumas casas vizinhas. A construção, que data do século XIX, teve o telhado reconstruído após o tombamento.
• Museu Zofir
Na casa onde viveu o artista plástico Zofir Oliveira Brasil (1926-1990) estão expostos seus curiosos trabalhos feitos com material reciclado e sucata. Na entrada de Rio de Contas fica uma pedra pintada, a Negra do Zofir.
• Pico Barbado
Com 2.033 metros, é o pico mais alto do Nordeste. O local conta com formações geológicas de rara beleza e é uma área de proteção ambiental (APA) devido a sua riqueza botânica.
• Estrada Real
Uma calçada em lajes de pedra que ligava Rio de Contas à cidade de Livramento. O percurso proporciona toda a beleza da descida da serra.
• Antiga Casa da Câmara e Cadeia
O local foi uma das mais temidas prisões baianas na época da escravidão. Até hoje existe no local diversos instrumentos que serviam para torturar os escravos, além de um brasão do império na fachada do prédio.
• Arquivo Municipal
Casa onde nasceu Abílio de César Borges, o Barão de Macaúbas. O local tem documentos que registram o passado da região desde 1724. Cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos fazem parte do acervo.
• Cachoeira do Fraga
Essa queda-d'água no Rio Brumado forma piscinas naturais ótimas para banho.
• Ponte do Coronel
São oito piscinas naturais e excelentes para um refrescante banho.
• Poço das Andorinhas
Situado no distrito de Arapiranga, a 25 km da sede do município, esse poço fica no alto de uma serra. A trilha é entrecortada por cascatas e piscinas naturais de águas cristalinas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais