O verão é o período de maior consumo de água no ano, por isso também é o momento que precisa de mais atenção no uso. De acordo com dados da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento), nesta estação o consumo aumenta em até 30%.
Apesar das dicas de economia de água estarem cada vez mais difundidas e muita gente ter conhecimento do que fazer para evitar o desperdício, colocar em prática ainda parece ser um desafio.
Para sair da teoria e ir para prática, confira aqui o quanto seus hábitos representam no consumo da água.
Durante o banho
É natural que o momento do banho seja de prazer e relaxamento e, por isso, muitas vezes esquecemos que muito tempo debaixo do chuveiro significa mais gasto desnecessário de água.
Em um banho de 20 minutos, o gasto de água pode chegar a 120 litros. Já em um banho de cinco minutos, é possível reduzir o uso da água para 30 litros de água.
Em apartamentos, no entanto, os números são mais alarmantes: um banho de 15 minutos consome 243 litros de água. Reduzindo o tempo para cinco minutos, a economia pode chegar a 162 litros.
Durante o uso da torneira
Em cinco minutos escovando os dentes ou lavando o rosto, com a torneira não muito aberta, são gastos aproximadamente 12 litros de água em casa e 80 litros em apartamento. Se fechar e enxaguar a boca com um copo d’água, por exemplo, você pode economizar 11,5 litros em casa e de 79 litros em apartamento.
Durante a descarga
Dar descarga é uma das ações do dia a dia que mais gastam água. Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de seis segundos gasta cerca de 12 litros.
Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por esta razão, deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.
Além disso, para evitar mais necessidade de descarga, é importante não fazer o vaso sanitário de lixeira.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!