icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPECIAIS

São Roque:festa em Salvador,Riachão do Jacuípe e Raso da Catarina

Em Salvador, para o candomblé ele é o dono do cemitério, da terra, das chagas, das feridas. Protege contra as doenças e mais, pode fazer adoecer também

foto autor

08/06/2014 às 10:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Santo é adorado por índios, católicos e candomblecistas
Festa de São Roque, que em Salvador tem uma relação com São Lázaro, no camdomblé é Omolu e Obaluaê. Em Riachão do Jacuípe as prostitutas fazem cortejos pela cidade em celebração ao santo, elas acreditam que ele as protege das doenças. Os índios Parakararê por sua vez fazem as festas "divinas" e ovacionam São Roque, com danças e cantorias.
Em em Salvador, no Raso da Catarina ou em Riachão do Jacuípe, o santo é adorado em cada cidade com suas particularidades. Mas todos se encontram em um mesmo conceito: de que o santo é o grande protetor dos desvalidos. Em Salvador, para o candomblé ele é o dono do cemitério, da terra, das chagas, das feridas. Protege contra as doenças e mais, pode fazer adoecer também.
O santo, de acordo com os católicos, foi um jovem rico, francês que aos 25 anos se converteu. Decidido a andar pelo mundo em busca dos túmulos de São Paulo e São Pedro vai encontrando ao longo do caminho pessoas que possuíam a peste. Serviu essas pessoas e criou a fama de curador. E após curar muitas pessoas, ele adquire a peste e se recolhe. Decide voltar à França e é confundindo com umo um espião, preso e morre na prisão.
Conta-se que uma epidemia devastou diversas cidades da Bahia, nos anos de 1956, matando cerca de 40 mil pessoas. O lado religioso afirmava que a doença era um castigo espiritual para os pecadores. Dessa forma, as pessoas começaram a fazer orações aos seus santos de devoção, em especial São Roque.Em Salvador, a peste é controlada, mas se desloca para o meio rural. Cidades como Feira de Santana e Riachão do Jacuípe sofreram mais por ter condições e estrutura de conter a doença. Um morador então fez uma promessa: "Se a doença se controlasse, ele iria até Portugal e traria uma imagem do santo e isso foi feito, uma vez que a peste foi contida.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Especiais