Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Sites de fake news ganham dinheiro através de publicidade

Sites de notícia falsas se beneficiam do processo simples para expor anúncios na página

Redação iBahia • 06/07/2020 às 14:14 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Por que as fake news continuam existindo? Uma das respostas pode ser pelo fato de gerar dinheiro. Além da ideia de destruir reputações e atacar adversários, especialmente no meio político, a criação e divulgação de notícias falsas pode ser lucrativa.

Sites de fake news ganham dinheiro através de publicidade. Diferentemente de veículos impressos, onde há uma compra pela informação, na internet o dinheiro vem de anúncios e a mesma lógica serve para sites que utilizam o espaço apenas para compartilhar notícias falsas.

Hoje, os sites de fake news se beneficiam do processo simples para expor anúncios na página. Basta instalar programas de exibição de publicidade, como o Google AdSense, e a partir daí o software libera um espaço na sua página e carrega automaticamente anúncios, exibidos cada vez que alguém acessa o conteúdo.

É o anunciante que filtra os sites mostrarão os anúncios, criando segmentação de perfil, evitando, na teoria, que sites de fake news recebam o anúncio. No entanto, na prática, através do Google, por conta da quantidade de sites cadastrados, é quase impossível para o anunciante conhecer e identificar o perfil de todos esses portais e, assim, excluir os de notícia falsa.

Foi nesse cenário que surgiu o perfil brasileiro do movimento Sleeping Giants. Nas redes sociais, o grupo se define como “uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso de ódio e da desinformação” e, inspirado na iniciativa norte americana, foi criado para denunciar e alertar empresas sobre a veiculação de anúncios em sites que criam fake news.

O perfil foi criado em maio deste ano e já alertou grandes empresas como Telecine, Del, Submarino e Banco do Brasil sobre anúncios em portais de notícias duvidosas.

Como denunciar

Como a biografia do grupo explica, a luta contra a desinformação é uma luta coletiva. Por isso, é possível ajudar o perfil através de denúncias. Para isso, o Sleeping Giants explica o passo a passo:

Passo 1: Acesse o site alvo e faço um print de um anúncio próximo a algum conteúdo


Passo 2: Tuíte o seu print marcando a empresa e avise-os de forma educada sobre o anúncio


Passo 3: Marque o perfil com a tag #SleepingGiantsBrasil para que possamos monitorar e reforçar a ação


Passo 4: Monitore a empresa e continue avisando-a através de e-mail, SAC, telefone, comentários.


Passo 5: Com a confirmação do bloqueio, agradeça-os e marquem #RespostaSleeping

Combate ao Fake

Para ajudar no combate a divulgação e reprodução de fake news, o Governo da Bahia abriu seus perfis oficiais para receber denúncias da população sobre notícias falsas veiculadas nas redes socais e até mesmo na imprensa.

Através dos canais oficiais do governo, do WhatsApp (71) 9 9646-4095 e do site www.bahiacontraofake.com.br é possível, além de denunciar, tirar dúvidas sobre informações que circulam pela internet. O objetivo do governo é garantir à população o acesso à informação, com qualidade e segurança.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais