Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Momento especial

2 de julho: fogo simbólico sai de Cachoeira em direção a Salvador

Neste ano, novidade fica por conta da inclusão de um segundo percurso

Redação iBahia • 30/06/2023 às 8:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					2 de julho: fogo simbólico sai de Cachoeira em direção a Salvador
Foto: TV Bahia

O fogo simbólico do 2 de julho deixou a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, na manhã desta sexta-feira (30), para uma caminhada de 100km rumo a capital baiana, para o desfile de celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

O percurso, feito por atletas, passa pelas cidades de Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, até chegar ao bairro de Pirajá, em Salvador. A saída aconteceu por volta das 8h00, após a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Cachoeira.

Leia mais:

Neste ano, a novidade fica por conta da inclusão de um segundo percurso. No trajeto mais tradicional, a rota da chama percorrerá, a partir do dia 30 de junho, os municípios de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, com o revezamento feito por atletas e militares, entre outros cidadãos selecionados.

Simultaneamente em outro trajeto, o fogo sairá de Mata de São João e passará por Dias D’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Na última cidade, as chamas se unificam, em 1º de junho, e chegam no mesmo dia ao Panteão de Pirajá, na capital baiana.

Ao chegar na capital baiana, o fogo passa para o comando das Forças Armadas, e com o apoio de instituições públicas, é direcionado para o Largo do Campo Grande (Dois de Julho), onde a pira do Fogo Simbólico será acendida pela atleta paralímpica e multicampeã na natação Verônica Almeida.

Caminho do Fogo Simbólico

O fogo simbólico faz o trajeto percorrido pelos batalhões que partiram de Cachoeira, no Recôncavo, rumo a Salvador para enfrentar as tropas portuguesas.

A cerimônia tem início no município de Cachoeira por ter sido o quartel das tropas que lutaram pela Independência na Bahia em 1823.

Símbolo da independência, o fogo representa a união dos povos para a conquista da libertação do estado e, consequentemente, do Brasil.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho