Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Saiba detalhes

Alunos da rede municipal participam de acampamento sobre 2 de julho

Projeto seleciona 120 alunos e professores brasileiros para intercâmbio em Portugal

Redação iBahia • 28/06/2023 às 18:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Alunos da rede municipal participam de acampamento sobre 2 de julho
Foto: Divulgação

Alunos de escolas públicas da Bahia e de outros três estados participam de um acampamento educativo sobre a Independência do Brasil na Bahia, entre 26 de junho e 2 de julho. Intitulado "Era Uma Vez...Brasil", cem alunos das redes municipais de ensino de Salvador e Mata de São João estão reunidos para a segunda etapa, chamada "Campus", e que levará, em novembro, 120 estudantes e professores brasileiros para um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.

Durante os sete dias, os estudantes participarão de oficinas de audiovisual nas área de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas, e de vivências indígenas na Aldeia Portal Tupinambá, próxima à localidade de Massarandupió, em Entre Rios.

Leia mais:

O projeto, voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, está na sétima edição com o recorte temático "Mais do que Ipiranga: as independências de outros Brasis". A iniciativa desenvolve atividades de arte-educação durante todo o ano letivo das escolas municipais, impactando alunos e professores.

“Acabamos de completar 200 anos de independência e, motivados também por isso, queremos sair da imagem engessada que todos têm desse momento, de Dom Pedro I, homem heroico, que em cima de um cavalo branco levanta uma espada e proclama a independência. Buscaremos lançar luzes às pessoas e narrativas negligenciadas pela historiografia cristalizada sobre o tema. Destacar a história de mulheres e homens, negros e indígenas, que lutaram pela emancipação do Brasil nas mais variadas regiões do país, e que não tiveram o devido reconhecimento”, explica Mayara Santos, curadora do projeto, sobre a nova proposta pedagógica deste sétimo ano de “Era Uma Vez… Brasil”.

A segunda etapa do projeto tem como resultado a produção de curta-metragens inspirados pela temática do projeto. Os filmes são inteiramente roteirizados, produzidos, filmados e interpretados pelos cem alunos participantes. O material é resultado das oficinas de audiovisual e de todo o processo absorvido nas etapas do projeto.

A produção desses curtas-metragens e o desempenho individual de cada adolescente são decisivos para a seleção dos nomes que seguirão em novembro para a próxima etapa do projeto: a viagem para Portugal. O anúncio dos estudantes que irão para o intercâmbio acontecerá em agosto, durante um evento realizado em Salvador.

O projeto foi patrocinado pelo Grupo Rodonaves e Hiperideal, além de parcerias importantes com as Secretarias Municipais de Educação das duas cidades. Em Salvador, o “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Em Mata de São João, o projeto tem patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho