Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
200 anos

Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador

Série de atividades e ações acontece de 29 de junho a 14 de julho

Redação iBahia • 02/06/2023 às 19:23 • Atualizada em 27/06/2023 às 17:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Valter Pontes/ SECOM

A Prefeitura de Salvador terá programação especial em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. O tema será “Salve nossa terra, Salve o Caboclo”. A lista de atividades conta com atrações entre os dias 29 de junho e 14 de julho, com apresentações culturais, ações em escolas e a volta do concurso de fachadas ao longo do percurso do desfile cívico.

O ponto de partida ocorre às 7h30 de sexta-feira (30), com a saída do Fogo Simbólico, vindo a leste via Recôncavo baiano, e a oeste a partir da cidade de Mata de São João, ambas com destino a Pirajá. O roteiro sai do leste da cidade de Cachoeira, com escalas em Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho.

Leia mais:

A chama cívica deixa Salvador ao pôr do sol de quinta-feira (29), em direção à Mata de São João completando o caminho de volta passando por Dias D'Ávida, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, até chegar em Pirajá, juntamente com a comitiva vindo do leste, para seguir então para o Largo do Campo Grande (2 de Julho), onde ocorrerá o acendimento da Pira.

Na sexta-feira (30), a programação prossegue com a estreia, às 19h, do espetáculo "A Resistência Cabocla", com o Bando de Teatro Olodum e convidados, no palco do Campo Grande.

Te Deum e Pirajá

No sábado (1º), pela manhã, acontece a celebração do Te Deum, às 9h, na Igreja da Catedral da Sé, Terreiro de Jesus, com participação do Coral da Basílica do Bonfim e regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino. Às 10h, ocorre a entrega da Requalificação do Largo da Lapinha e do Pavilhão 2 de Julho.

Às 12h, em Simões Filho, será realizado o encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e do Recôncavo Norte. Na tarde de sábado, às 16h, a cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá; o hasteamento das bandeiras por autoridades, seguido de execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia, e do acendimento da Pira.

Em seguida, ocorre a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes. Às 17h tem a apresentação do Cortejo Afro no palco do Largo da Lapinha. Já às 18h, tem início a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, na Boca do Rio. Também às 18h, no palco montado no Farol da Barra, acontece a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha.

As atividades do sábado contemplam ainda uma apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência", no palco montado na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em dois horários: das 17h às 18h30, e das 19h às 20h30.

Data magna

No domingo (2), a manhã inicia a alvorada com queima de fogos no palco armado no Largo da Lapinha, às 6h. Às 7h terá início o cortejo cívico do local, seguido de cerimônia cívica contendo o hasteamento de bandeiras por autoridades e nova execução do Hino Nacional, desta vez pela banda de música da Marinha do Brasil.

Às 8h10 acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut, realizada pelas autoridades presentes. E, em seguida, a entrega dos carros emblemáticos dos caboclos, e a execução do Hino ao 2 de Julho, também pela banda de música da Marinha.

Às 9h, tem início o cortejo cívico do 2 de Julho, com a participação do Museu Vivo na Cidade, Caboclos de Itaparica, fanfarras municipais e estaduais, grupos populares e concurso de fachadas decoradas no percurso do desfile cívico. Em seguida, homenagem aos Heróis da Independência, com uma breve parada em frente ao Convento da Soledade.

Ainda durante a manhã acontece uma homenagem da Ordem Terceira do Carmo, nova parada em frente a Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição. Mais adiante, uma nova homenagem, desta vez à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com breve parada em frente à Igreja. Para fechar a manhã, ocorre o recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

No domingo (2), a partir das 14h, tem início o cortejo da Avenida Sete de Setembro, com uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Às 14h30 começa o Concurso de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete. A partir das 15h haverá uma cerimônia cívica no 2º Distrito Naval.

Às 16h30, a cerimônia acontece no Largo do Campo Grande, seguida da chegada dos carros dos caboclos, hasteamento das bandeiras por autoridades, execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica, deposição de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes, com o posterior acendimento da Pira do Fogo Simbólico pela nadadora paratleta Verônica Almeida.

Ao final acontece a e execução do Hino ao 2 de Julho pelo Coral da PM-BA, com acompanhamento da Banda de Música Wanderley, da Polícia Militar.

Filarmônicas

No fim da tarde de domingo, no Campo Grande, ocorre o tradicional Encontro de Filarmônicas. Comandado pelo maestro Fred Dantas, o evento ocorre a partir das 17h30, e terá a participação das filarmônicas da Guarda Municipal, João Mendes (Canarana), Lyra dos Artistas (Santo Amaro), Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim), Oficina de Frevos e Dobrados e Bráulio Pimentel (Alagoas).

A partir das 19h, o palco Praça Visconde de Cairu, recebe o Especial Sambaqui, com shows da Baiana System e Lazzo Matumbi, Raquel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Valdal.

Demais atividades culturais

A celebração do bicentenário da Independência continua na segunda-feira (3), a partir das 17h, com o espetáculo comandado pelo cantor Gerônimo Santana, no palco do Campo Grande. Em seguida, às 19h, começa o Baile da Independência, com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.

Na terça-feira (4), o palco do Campo Grande recebe o espetáculo Amado Caymmi – homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes, a partir das 19h.

Na quarta-feira (5), o Teatro Gregório de Mattos (TGM) recebe, a partir das 13h, a IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 Anos de Independência. Mais tarde, a partir das 18h, acontece a tradicional Volta da Cabocla, com o retorno dos carros dos caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô. Às 19h, a banda Ifá e convidados das Nações Congo Angola se apresentam no Palco Lapinha.

Ainda na esteira da celebração do bicentenário, acontece a Festa de Labatut, no final de linha de Pirajá, de 6 a 7 de julho. Ainda na quinta-feira (6), no mesmo local, será realizada a Cruzada Evangélica, a partir das 18h. Já entre os dias 7 e 9, a partir das 19h, o bairro recebe apresentações artísticas e eventos musicais.

O Bando de Teatro Olodum vai fazer uma série de apresentações do espetáculo “A Resistência Cabocla”, com a participação de convidados, no Subúrbio 360, em Coutos. A primeira acontece na sexta-feira (7), às 19h, para o público geral, e depois entre os dias 10 a 14 de julho, às 10h e às 14h, dentro do Projeto Especial Bicentenário nas Escolas, para alunos da rede municipal de ensino.

Além disso, está prevista para o dia 25 a entrega do Monumento em Homenagem a Maria Felipa, na Praça Visconde de Cairu, no Comércio, e também o Memorial da Independência, na Lapinha, em data a ser divulgada em breve.

Confira a programação completa abaixo:

29/06 (quinta-feira)

  • 19h – Palco Campo Grande – Estreia do espetáculo "A Resistência Cabocla com Bando de Teatro do Olodum e convidados – Edição especial 200 anos da Independência.

30/06 (sexta-feira)

  • Inclusão dos municípios do recôncavo norte na rota do fogo simbólico - (Mata de São João, Dias D'ávila, Camaçari e Lauro de Freitas)
  • 7h – Saída do fogo simbólico do recôncavo leste de Cachoeira e do recôncavo norte de Mata de São João em direção a Pirajá.
  • 19h – Palco Campo Grande – Apresentação do Espetáculo "A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência"

01/07 (sábado)

  • 8h – Entrega do memorial 2 de julho e do novo Largo da Lapinha
  • 9h – Celebração do Te Deum com participação do coral da Basílica do Bonfim regido pelo maestro Francisco Carlos Rufino – Igreja da Catedral da Sé
  • 16h – Cerimônia Cívica de chegada do Fogo Simbólico – Largo de Pirajá
  • 17h – Palco Largo de Pirajá – show do Cortejo Afro
  • 19h – Palco do Campo Grande – Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla – Edição Especial 200 anos de Independência"

02/07 (domingo)

  • 7h – Cerimônias cívicas
  • 9h – Desfile 2 de julho – participação do museu vivo da cidade, caboclos de Itaparica, Encourados de Pedrão, fanfarras municipais, estaduais e da região metropolitana de Salvador, grupos populares.
  • Concurso de fachadas decoradas do percurso do desfile cívico
  • Concurso de fanfarras e balizas – Avenida Sete de Setembro
  • 16h30 – Cerimônia cívica de chegada dos carros dos caboclos e acendimento da pira do fogo simbólico por um atleta baiano
  • 17h30 às 21h30 – Palco do Campo Grande – encontro de filarmônicas com maestro Fred Dantas - (participação das filarmônicas da Guarda Municipal, Senhor do Bonfim, Canarana, Santo Amaro, Alagoas, Oficina de Frevos e Dobrados).
  • 19h – Palco Praça Municipal – Show Especial Sambaqui – Baiana System convida: Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Vandal, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica, Liz Reis, Cláudia Manzo e Elivan Conceição

03/07 (segunda-feira)

  • 9h – Entrega do monumento em homenagem a Maria Felipa feito pela artista Nádia Taquary, na praça Visconde de Cairu
  • 17h – Palco Campo Grande – Show do cantor Gerônimo
  • 19h – Palco Campo Grande – Baile da Independência com Orquestra do maestro Fred Dantas

04/07 (terça-feira)

  • 19h – Palco Campo Grande – Show Amado Caymmi - com Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elane Fernandes.

05/07 (quarta-feira)

  • 18h – Volta dos carros dos caboclos do Campo Grande para o pavilhão da Lapinha, com a participação da Orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
  • 20h – Palco Largo da Lapinha – show com banda Ofá e Samba de Caboclo - participação de Ogãs de terreiros de candomblé da cidade.

05 a 07/07 (quarta a sexta-feira)

  • Espaço cultural da Barroquinha – IV Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador – 200 anos de Independência.

07/07 (sexta-feira)

  • 19h – Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla - Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência", no espaço Boca de Brasa / Subúrbio 360 para comunidade local.

10 a 14/07 – projeto especial bicentenário nas escolas

  • 10h e 14h - Apresentação do espetáculo "A Resistência Cabocla - Fábrica de musicais, edição especial 200 anos de Independência" para alunos da rede municipal de ensino, no espaço Boca de Brasa 360, atingindo um público de aproximado de 3.000 alunos.
  • 10h e 14h – Realização do cine clube 200 anos de Independência, com exibição de curtas metragens sobre o 2 de Julho realizados pela Fundação Gregório de Matos, com mediação do historiador Ricardo Carvalho, em dez escolas da rede municipal de ensino.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho