Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Bicentenário

Fanfarras da rede municipal de ensino ensaiam para o 2 de julho

Desfile promete reunir grupos de diversos bairros da capital baiana

Redação iBahia • 26/06/2023 às 15:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Fanfarras da rede municipal de ensino ensaiam para o 2 de julho
Foto: Lucas Moura / Secom

Alunos das escolas municipais de Salvador já estão se preparando para o tradicional desfile cívico do 2 de Julho, que neste ano celebra o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Entre os grupos participantes, está o da Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, que fica localizada no bairro de Pirajá.

Composta por alunos, ex-alunos e moradores da comunidade, a fanfarra da unidade desfila desde 1998 e já ensaiando um novo repertório, que mescla músicas cívicas e sucessos da atualidade.

Leia mais:

Com o tema "Primavera", os preparativos contam ainda com novidades nos componentes de percussão, sopro e dança. Ao todo, 80 participantes integram o grupo.

"No dia 1º de julho, estaremos prontos para receber o Fogo Simbólico no bairro, vindo de Cachoeira, passando por Simões Filho. No dia 2, iremos nos apresentar no desfile até o Campo Grande”, contou o professor Emerson Brito. Para este ano, o professor ainda prometeu uma apresentação com muito colorido e repertório com algumas músicas infantis.

Tiago Brito, é ex-aluno da escola e tem 12 anos de fanfarra. Ele também expressou a sua animação: "Estamos com um repertório bem legal para abrilhantar o evento. O tema foi escolhido com base em músicas do Carnaval, como as de Ivete Sangalo e Léo Santana, explicou.

Yasmin Vitória Santana, estudante de 14 anos, que entrou na banda neste ano, disse que é gratificante a experiência de aprender. "De fora, eu sempre assisti com a minha mãe, mas estando na banda é completamente diferente. Estou amando e dando o meu melhor para fazer tudo direito".

Além da Escola Alexandrina Santos Pita, outra que se destaca nos ensaios é a Escola Municipal Barbosa Romeo, localizada em São Cristóvão. Edmar Machado, regente da escola, intensificou os preparativos na reta final para a festa. "Os ensaios estão sendo diários, devido ao pouco tempo que temos até o desfile. Neste momento, além da musicalidade, a banda está treinando o deslocamento, que é a técnica de tocar e marchar ao mesmo tempo".

Edmar escolheu como tema deste ano a exaltação à liberdade. “Diante disso, tocamos, por exemplo, o "Tema da Vitória", música de abertura do programa televisivo Esporte Espetacular e a canção clássica "Amigos para Sempre", revelou destacando o repertório bem variado.

Também desfilarão no 2 de Julho as fanfarras das escolas municipais Fazenda Coutos, Palestina, Manoel Henrique da Silva Barradas (Ilha Amarela) e Teodoro Sampaio (Nordeste de Amaralina).

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho