Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Bicentenário 2 de Julho

Multidão acompanha e ovaciona Lula durante desfile no 2 de Julho

Presidente seguiu cortejo até a a região da Soledade. Desfile foi até o Pelourinho, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Redação iBahia • 02/07/2023 às 10:37 • Atualizada em 02/07/2023 às 13:22 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Multidão acompanha e ovaciona Lula durante desfile no 2 de Julho
Foto: Alan Oliveira/ iBahia

A chegada do presidente Lula no Largo da Soledade, no bairro da Liberdade, em Salvador, foi recebida com grande emoção pela multidão de pessoas que acompanharam o desfile em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo (2).

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, a primeira-dama, Janja, e a primeira-dama do estado da Bahia, Tatiana Velloso, acompanharam o presidente durante o trajeto. A ministra da Cultura, a baiana Margareth Menezes, e a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, também participaram do desfile.

Leia mais:


				
					Multidão acompanha e ovaciona Lula durante desfile no 2 de Julho
Foto: Alan Oliveira/ iBahia

No trajeto, Lula cumprimentou e acenou para apoiadores, que o seguiram entoando "Olê, Olê, Olá, Lula!". Duas crianças foram elevadas ao carro onde o presidente estava e acompanharam o desfile ao lado de Lula por um tempo. Em entrevista à TV Bahia, o presidente falou sobre a importância da ação dos heróis baianos para a consolidação da Independência do Brasil.

"Em todo 2 de Julho é preciso compreender que Salvador vira a capital provisória [do Brasil] pela manifestação exuberante do povo baiano. Eu acho que existe uma diferença: Dom Pedro gritou 'independência ou morte' mas quem lutou e morreu foi o povo, foram os baianos, que lutaram para conseguir a independência", disse Lula. O presidente seguiu a multidão até o Barbalho e depois voltou para a Base Aérea de Salvador, a fim de cumprir outros compromissos de sua agência de viagens.

TV Bahia

O presidente acompanhou o cortejo até o cruzamento da Rua dos Perdões com a Vital Rego, no Santo Antônio Além do Carmo. Ele pegou uma van com a primeira-dama. Depois, embarcou para a cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, onde anuncia na segunda-feira (3) o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL).


				
					Multidão acompanha e ovaciona Lula durante desfile no 2 de Julho
Foto: Alan Oliveira/ iBahia

Já o o governador da Bahia seguiu o trajeto a pé, em direção ao Centro Histórico. A multidão que comemora a luta dos heróis baianos para expulsar tropas portuguesas da Bahia seguirá até o Pelourinho, acompanhando a passagem das imagens dos Caboclos.

O cortejo, acompanhado pelas famosas fanfarras, chega ao fim na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde uma cerimônia acontecerá para honrar as figuras históricas da revolução.

O caminho do cortejo foi atravessado pela chuva que caiu por volta das 11h da manhã durante o trajeto. Marquises e coberturas de casas e estabelecimentos, como posto de combustíveis, foram usados por quem não queria se molhar. Apesar disso, a multidão seguiu em caminhada.

Alan Oliveira/iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho