Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Websérie

'O Bicentenário é Aqui': Santo Amaro tem 1º documento da Independência

A partir desta segunda-feira (26), o iBahia exibe série especial sobre os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia

Redação iBahia • 26/06/2023 às 8:00 • Atualizada em 27/06/2023 às 21:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'O Bicentenário é Aqui': Santo Amaro tem 1º documento da Independência
Foto: iBahia

Em 2023, a Independência do Brasil na Bahia, celebrada no dia 2 de Julho, completa 200 anos. Além de Salvador, as cidades do Recôncavo Baiano foram fundamentais para a conquista, como é o caso de Santo Amaro. O primeiro episódio da websérie "O Bicentenário Aqui", produzida pelo iBahia, traz detalhes sobre a participação da cidade neste período histórico.

Segundo o doutor em Letras e pesquisador da história da Bahia, Adriano Portela, Santo Amaro guarda o primeiro documento sobre a Independência.

Leia mais:

"Santo Amaro tem a felicidade de ter o primeiro documento que registra o posicionamento baiano acerca da Independência do Brasil. Em 1822, os deputados baianos na Corte Portuguesa fizeram consultas às Câmaras de Vereadores da Bahia acerca do modo que esses municípios pensavam que deveria ser a forma de governo do Brasil", conta.

Ele explica que na época a Família Real tinha voltado para Portugal com a intenção de garantir o poder no país e, deixou na Bahia, o príncipe regente. Enquanto isso, as elites brasileiras se negavam a retroceder como colônia de Portugal, já que o país queria descentralizar o poder para acompanhar mais de perto as províncias.

A cidade guarda a ata de 14 de julho de 1822. Cerca de 75 participantes da sessão da Câmara decidiram pela existência de um governo central, sob a regência do príncipe D. Pedro I, e com um poder constitucional.

"Esse documento de Santo Amaro capta um sentimento que está no Brasil. Não só na Bahia, no Recôncavo, mas no Brasil. Um pensamento progressista à época, democrático e bastante visionário. Então, Santo Amaro guarda isso e teve influência para as demais cidades que acompanharam depois", conta.

E nessa mesma cidade, a data magna é celebrada em 14 de junho. Sob o título de "Leal e Benemérita", Santo Amaro celebra o dia com o hasteamento da bandeira, sessão solene na Câmara, entrega de medalhas e outras celebrações. No dia 2 de Julho, acontece o desfile com a Cabocla, que sai de um dos bairros em direção ao centro da cidade.

O primeiro episódio da websérie também traz as consequências da decisão tomada pela Câmara e como as cidades baianas se comportaram a partir disso. Confira o episódio completo no Youtube do iBahia ou abaixo:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho