Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Bicentenário

'Te Deum' abre celebrações do 2 de julho em volta à Catedral Basílica

Missa foi presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha

Redação iBahia • 01/07/2023 às 16:11 • Atualizada em 01/07/2023 às 18:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Te Deum' abre celebrações do 2 de julho em volta à Catedral Basílica
Otávio Santos / Secom PMS

O tradicional Te Deum, que historicamente marca o início das celebrações da Independência do Brasil na Bahia, foi realizada na manhã deste sábado (1°). A cerimônia marcou retorno da missa história à Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

A missa foi presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, ao som do Coral da Irmandade do Senhor do Bonfim, que foi regido pelo Maestro Francisco Rufino. Autoridades civis e militares também marcaram presença na cerimônia religiosa.

Leia mais:

O retorno do 'Te Deum' para a Catedral Basílica de Salvador, sede do arcebispo-primaz do Brasil e a mãe de todas as igrejas católicas brasileiras, marca o bicentenário da Independência . Em 2022, a missa foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, após dois anos sem a cerimônia por causa da pandemia.

O Te Deum, que em latim significa “A Ti, Deus”, é um louvor antigo da Igreja Católica, entoado apenas em ocasiões especiais. Há quase 200 anos, é com essa celebração que se abrem os festejos do 2 de Julho. Segundo Dom Sérgio da Rocha, o Te Deum reconhece que Deus é o senhor da história.

“Por isso, realizamos através dele a homenagem e agradecemos aos personagens históricos que marcaram a Independência do Brasil na Bahia, que deve ser acompanhada dessa atitude de louvor a Deus, de ação de graças porque é Ele quem nos conduz”, explicou.

Além disso, é um hino da Liturgia das Horas, rezado aos domingos e dias solenes. 'A Ti, Deus" foi composto por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, no ano de 387, em Milão, por ocasião do batismo de Santo Agostinho.

Programação de sábado

Também neste sábado (1º), a partir das 12h, em Simões Filho, acontece o encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Oeste e do Recôncavo Norte. Na tarde de sábado acontece, às 16h, a cerimônia cívica da chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá; o hasteamento das bandeiras por autoridades, seguido de execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado da Bahia, e do acendimento da Pira.

A seguir, ocorre a colocação de flores no túmulo do General Labatut pelas autoridades presentes. Às 17h tem a apresentação do Cortejo Afro no palco do Largo da Lapinha. Já às 18h, tem início a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos, Boca do Rio. Também às 18h, no palco montado no Farol da Barra, acontece a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha.

As atividades do sábado contemplam ainda uma apresentação do espetáculo A Resistência Cabocla – Homenagem ao Bicentenário da Independência, no palco montado na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, em dois horários: das 17h às 18h30, e das 19h às 20h30.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho