Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
2 de Julho

Trânsito e mais: confira esquema de operações do 2 de Julho

Prefeitura preparou operações especiais para trânsito, saúde e outras áreas

Redação iBahia • 01/07/2023 às 16:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Trânsito e mais: confira esquema de operações do 2 de Julho
Foto: Bruno Concha/Secom

Com as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, celebrado neste domingo (2), a Prefeitura de Salvador intensificou os serviços públicos da capital baiana. Para a operação especial estão previstas alterações no trânsito, fiscalização e aumento de efetivo na segurança do patrimônio público.

Trânsito

Leia mais:

A partir deste sábado (1º), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) modificará o trânsito em localidades como Pirajá, Lapinha, Campo Grande, principais vias do cortejo cívico, além da Boca do Rio, Barra e Comércio, localidades onde acontecerão eventos paralelos à celebração. Cerca de 120 agentes participarão do esquema.

Das 7h às 19h de sábado, o estacionamento fica proibido na rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteão de Pirajá devido à chegada do Fogo Simbólico, no bairro. À 0h de domingo (2), a circulação e o estacionamento de veículos ficam proibidos nas vias onde passa o desfile cívico e o Fogo Simbólico.

Também no domingo, os veículos serão desviados da Estrada da Liberdade para a Rua Pero Vaz, a partir das 5h. Já, a partir das 6h, o trânsito terá sentido duplo na Rua Emídio dos Santos, no trecho entre a Rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos, no Barbalho. A Rua Professor Palma terá inversão do sentido de tráfego. Ao total, serão colocadas 58 barreiras, entre fixas e móveis.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará ao longo do circuito, na Praça da Soledade, Praça Municipal e Campo Grande. Além disso, o circuito contará com uma dupla de motos acompanhando o cortejo cívico. Duas viaturas básicas e uma avançada estarão também no Comércio para o show Sambaqui, na Praça Cairu.

Iluminação

A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip) instalou 20 postes decorativos, 20 luminárias, 84 projetores, arandelas e 20 lum decorativos nas localidades do Largo da Lapinha, Campo Grande, Aflitos, Soledade, Largo dos Aflitos e Panteão de Pirajá.

Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador atuará, de forma especial, com um efetivo de aproximadamente 25 agentes durante a celebração. A instituição estará presente na recepção do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá, no sábado (1º), desfilará no cortejo cívico e realizará o acompanhamento da comitiva da Prefeitura e dos carros dos caboclos até o final do percurso, no Campo Grande, no domingo (2). No fim da tarde, a banda da GCM marca presença no Encontro de Filarmônicas.

A GCM atuará também com patrulhamento preventivo e proteção do patrimônio público em praças, parques e vias públicas, além de apoiar outros órgãos em outras operações que venham acontecer na capital.

Salvamar

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) montou uma operação especial, com reforço de salva-vidas na orla. O serviço, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semob), vai atuar com dez agentes extras no domingo, somado ao efetivo de mais 70 agentes, divididos em duas turmas, no trecho entre Jardim de Alah a Ipitanga. Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais, o órgão pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias, fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, no número 193.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho