Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial 2 de julho
Whatsapp Whatsapp
Bicentenário

Verônica Almeida será primeira paratleta a acender o Fogo Simbólico

Escolha foi feita pela Prefeitura de Salvador; celebração será realizada na Praça do Campo Grande

Redação iBahia • 01/07/2023 às 13:50 • Atualizada em 01/07/2023 às 18:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Verônica Almeida será primeira paratleta a acender o Fogo Simbólico
Foto: Divulgação

A atleta paralímpica e multicampeã de natação, Verônica Almeida, foi escolhida para acender a pira do Fogo Simbólico, na Praça do Campo Grande, durante a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, neste domingo (2). A escolha foi feita pela Prefeitura de Salvador.

Verônica Almeida é referência no esporte nacional e participou, também, do revezamento da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016. A nadadora é portadora da síndrome de Ehlers-Danlos, uma doença degenerativa que provoca deficiência na produção do colágeno, a proteína que une e fortalece tecidos do corpo, dando sustentação à pele, músculos, ossos e órgãos.

Leia mais:

“Fui pega de surpresa com o convite, mas me senti bastante honrada, ainda mais por ser a primeira paratleta da história a receber a missão. Estive no revezamento da tocha olímpica nos Jogos Rio 2016 e foi um momento de muita emoção. Mas acredito que acender a pira no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia será ainda mais especial. Acho que no dia vou chorar”, confessa Verônica.

No currículo, a paratleta conta como medalhas nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (2015). Além disso, é recordista da travessia Mar Grande – Salvador, tendo entrado para o Guiness Book ao realizar o percurso em 4 horas e 56 minutos, utilizando o nado borboleta. Em 2022, Verônica foi campeã brasileira alcançando o primeiro lugar no ranking da modalidade 100m nado peito, no circuito paralímpico, realizado em São Paulo.

Para o 2 de Julho, Verônica estará acompanhada de seus dois filhos, os gêmeos Bianca e Marcelo, ambos de 18 anos, na solenidade do Campo Grande.

Trajeto do fogo

Antes de chegar a Salvador, o Fogo Simbólico do Dois de Julho, que simboliza a união, percorrerá diversas cidades baianas. A novidade este ano será a inclusão de um segundo percurso.

No trajeto mais tradicional, a rota da chama percorrerá, a partir das 7h30 do dia 30 de junho, os municípios de Cachoeira, Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, com o revezamento feito por atletas e militares, entre outros cidadãos selecionados.

Simultaneamente em outro trajeto, o fogo sairá de Mata de São João e passará por Dias D'Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Nesta última cidade, as chamas se unificam, em 1º de junho, e chegam no mesmo dia ao Panteão de Pirajá, na capital baiana.

Já no 2 de Julho, sob o comando das Forças Armadas e apoio de instituições públicas, o fogo chega ao Campo Grande onde a atleta paralímpica Verônica Almeida acenderá a pira, a partir das 16h.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL 2 DE JULHO :

Ver mais em Especial 2 de Julho