Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial povos indígenas
Whatsapp Whatsapp
Representatividade

Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro

O iBahia separou produções que se preocuparam com a representatividade dentro e fora das tramas

Lucas Mascarenhas • 19/04/2023 às 8:53 • Atualizada em 14/06/2023 às 16:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro
Foto: Globo

Nesta quarta-feira (19) é celebrado o Dia dos Povos Indígenas, nova denominação dada ao antigo "Dia do Índio", após um projeto da deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR).

A medida visa ressaltar como o país foi originado pelos ancestrais indígenas e é cheio da cultura, mudando uma visão esteriotipada e sustentada por décadas.

Leia mais:

As mudanças aos poucos podem ser vistas em diversos pilares culturais como o audiovisual, que por muitos anos mostrou uma imagem esteriotipada dos indígenas em novelas como "Alma Gêmea", de 2005 e "Araguaia", de 2010.

Nessas tramas, mulheres brancas usavam adereços e pinturas corporais para "representar" indígenas em tramas que não aprofundavam suas histórias e relações.

Recentemente, a TV e o streaming resolveram se redimir e passaram a escalar atores indígenas que possam contar as próprias histórias por meio dos traços característicos e toda a bagagem cultural e artística.

Confira uma lista preparada pelo iBahia com alguns destaques:

Cidade Invísivel - Netflix


				
					Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro
Foto: Divulgação/Netflix

A trama da Netflix recebeu críticas após o lançamento da primeira temporada ter a ausência de indígenas em uma história que fala sobre o folclore brasileiro.

As críticas foram ouvidas e na segunda temporada a gigante do streaming escalou indígenas tanto para papéis na trama, quanto para o trabalho nos bastidores.

Graciela Guarani, diretora da série e exemplo dessa nova decisão, afirmou que "só se tem a ganhar, com essas narrativas e olhares que abrangem toda a brasilidade”.

Além dela, Zahy Tentehar, que faz o papel da vilã da temporada, é filha de um pajé e explicou que existe "muita referência da ancestralidade neste trabalho".

"Não somos o passado. A nossa ancestralidade é atualizada a todo o tempo. E esta inteligência sobre a conexão de tempos no presente pode ser nossa salvação para o futuro”, comentou Zahy ao Um Só Planeta.

Aruanas - TV Globo e Globoplay


				
					Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro
Foto: Globo

A série Aruanas, disponível no Globoplay e que já passou na TV aberta, exaltou a participação de indígenas na trama que mostra a devastação das florestas e o garimpo ilegal na Amazônia.

Com os temas retratados não poderiam ser escolhidos melhores nomes que os povos originários que combatem toda a destruição de suas terras.

Abraão Mazuruna e Kay Sara são alguns dos atores indígenas que se juntaram ao elenco.

"Quando criança, eu vivi na realidade aquilo que meu personagem viveu na ficção. Não me lembro o bastante, mas eu vi um ataque de madeireiros invadindo nossas terras .Tudo isso voltou pra mim como se fosse real agora no presente em ‘Aruanas’, e acabei levando essa experiência para o Raoni da série", explicou Abraão em entrevista ao Gshow.

"Eu trouxe um pouco da minha mãe para essa personagem, sobretudo porque a Payall também é uma mãe. Eu tenho esse exemplo dela, de uma mãe guerreira, ativa, que toma as decisões. Ela já me falou de muitas situações que já aconteceram antigamente com ela e com a Aldeia, e eu sempre acabo trazendo um pouco dessa minha ancestralidade para os meus personagens", comentou Kay sobre o papel na trama.

Falas da Terra - TV Globo


				
					Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro
Foto: Reprodução/Instagram @dandarajqueiroz

Para o especial "Falas da Terra", da TV Globo, exibido na semana do Dia dos Povos Indígenas, o elenco das histórias foi escolhido justamente para exprimir a representatividade.

Entre eles está o nomes de Dandara Queiroz, modelo de origem tupi-guarani, que atuou no primeiro episódio do especial.

"A comunidade fica bem pertinho de São Paulo, e lá é um ponto de paz e equilíbrio que eu encontrei. É onde me fortaleço, me reconecto e crio minha estrutura para dar conta da correria da vida", disse em entrevista ao F5.

"O que eu acho mais incrível é a força da energia ancestral que a natureza me traz. E também é impossível não notar o quão lindo é o amor incondicional, o cuidado e a reciprocidade que os originários tem com a nossa mãe-terra", completa.

Terra e Paixão - TV Globo


				
					Atores indígenas conquistam espaço no audiovisual brasileiro
Foto: Globo

A próxima novela das nove, que estreia no início de maio, já reflete a preocupação com a representatividade nas novelas desde a escrita dos capítulos até os atores das tramas.

Daniel Munduruku, um dos escritores da novela, falou sobre a importância da cultura de pertencimento dos povos indígenas durante participação no "Papo de Segunda".

"Às vezes as pessoas questionam: 'O Daniel escreveu livros, tem celular chique, ou tem um carro'. As pessoas acham que isso diminui o meu pertencimento a um povo. Ao contrário, isso valoriza o meu pertencimento", comentou.

A trama terá um núcleo dos povos originários composto por atores como o próprio Daniel Munduruku, além de nomes como Mapu Huni Kui, Suyane Moreira e Rafaela Cocal.

"Eu guardo muitas lembranças boas da minha avó, da minha infância, do conhecimento dela. Ela era uma mulher bem pequenininha no físico, mas gigante nas atitudes. Lembro da força do olhar, a força do agir, a força da decisão que ela tinha, e que eu de alguma forma estou retratando nessa personagem", explica a Suyane que é descendente de indígenas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL POVOS INDÍGENAS :

Ver mais em Especial Povos Indígenas