Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > luz, alfazema e ação
Whatsapp Whatsapp
Luz, Alfazema e Ação

Cinco pessoas e mostras indígenas que você precisa conhecer

Sabemos que existe uma diversidade de povos indígenas no Brasil e na Bahia, e que eles são os verdadeiros povos originários dessa terra continental

Vanessa Aragão • 19/04/2023 às 10:30 • Atualizada em 08/05/2023 às 12:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cinco pessoas e mostras indígenas que você precisa conhecer
Cine Kurumin. Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia do Indígena. Sabemos que existe uma diversidade de povos indígenas no Brasil e na Bahia, e que eles são os verdadeiros povos originários dessa terra continental brasileira. Ainda nem começamos a real reparação histórica enquanto sociedade que esses povos tanto merecem, mas é essencial que conheçamos, respeitemos e honremos suas tradições e suas vidas.

Por isso, trago aqui cinco itens, entre pessoas e plataformas de veiculação de produções indígenas baianas e nordestinas que você deveria conhecer para ficar por dentro do que tem acontecido por aqui. Confira abaixo:

Leia mais:

1) Olinda Yawar Muniz Wanderley (Pataxó Hã Hã Hãe/BA)

Jornalista, cineasta e produtora audiovisual, tendo como fio condutor as mulheres indígenas cineastas e produtoras de audiovisual.

2) Vanuza Bomfim (Pataxó/BA)

Produtora e diretora indígena. É professora da Prefeitura Municipal de Porto Seguro. Participação com co-diretoria do filme “A Força das Mulheres Pataxó de Barra Velha”.

3) Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas

Surgida em 2018, a mostra é pioneira no Brasil ao ser a primeira com foco na produção audiovisual de mulheres indígenas brasileiras.

				
					Cinco pessoas e mostras indígenas que você precisa conhecer
Foto: Divulgação

Festival de Cinema Indígena

5) Narrativas Indígenas do Nordeste

É uma das ações do projeto de pesquisa “Narrativas, memórias e diálogos interculturais: construindo uma rede audiovisual indígena do Nordeste como estratégia de agroecologia e promoção da saúde para o fortalecimento do SasiSUS nos territórios”, do Programa Inova – Encomendas Estratégicas Saúde Indígena da Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz. Mais em: https://narrativasindigenas.ensp.fiocruz.br/


				
					Cinco pessoas e mostras indígenas que você precisa conhecer
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LUZ, ALFAZEMA E AÇÃO :

Ver mais em Luz, Alfazema e Ação