Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial povos indígenas
Whatsapp Whatsapp
Povos Indígenas

Exposição de arte reverencia a cultura indígena no centro de Salvador

Mostra reúne quadros em quilling e artes diversas como colares, brincos e flechas das aldeias Fulni-ô, Kariri Xocó e Fulkaxó

Redação iBahia • 18/04/2023 às 7:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Exposição de arte reverencia a cultura indígena no centro de Salvador
Foto: Divulgação

A cultura indígena está em destaque na exposição de arte: “Seres terrestres em conexão com a sua divina existência”. A mostra, aberta no dia 17 de abril, reúne quadros em quilling (técnica de desenho a partir da colagem de finas tiras de papel) e artes diversas como colares, brincos, louças, cocal, arco e flechas, maracá e livros das famílias das aldeias Fulni-ô, Kariri Xocó e Fulkaxó. O público poderá conferir e adquirir as peças em exibição durante todo o mês de abril no CEPAIA – UNEB.

Promovida pela Universidade do Estado da Bahia, por meio do CEPAIA e do Programa de Pós-Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, com a participação da artista plástica Anatê, a exposição é uma forma de através da arte, difundir os conhecimentos, saberes e práticas de matriz indígena.

Leia mais:

A realização da exposição no mês de abril não tem relação com o dia instituído pelo presidente da República, Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 5540/43, mas pela vontade da fala indígena de ressignificação, pois os povos originários praticam a arte de viver não apenas no dia 19 de abril, mas todos os dias.

“Não há uma data específica para o dia do Índio como colocado a racionalidade humana, uma transfiguração do estado da liberdade humana, independente da sua cor de pele. Reverenciamos todos os dias exercer o estado de consciência ampliado, a nossa cultura, o estado de plenitude e o exercício da ligação com a fortaleza da grande mãe terra e o pai céu”, argumenta Cícero Pontes Cruz - Wakay, liderança indígena.

Quadros em quilling


				
					Exposição de arte reverencia a cultura indígena no centro de Salvador
Foto: Divulgação

A artista plástica Anatê desenvolveu seis quadros na técnica de quilling, filigrana de papel, com a temática indígena especialmente para a ocasião. No processo criativo, a artista costuma estudar, ler livros, assistir filmes e mergulhar no universo a ser abordado, antes de começar a produzir os quadros. Desta vez, para a exposição sobre o universo indígena, a preparação foi através de Exercícios Meditativos Ancestrais, promovidos pela Owca Ayam, Espaço Multireferencial de Aprendizagem pelas Medicinas Tradicionais Indígenas.

“Para mim, trabalhar com o tema foi muito precioso e de uma grande responsabilidade. Senti que para fazer uma exposição sobre os indígenas deveria ser junto com eles, trazendo a cultura e sua arte para perto e para o centro. Foram mais de 8 meses nessa imersão e as informações não vieram de livros ou outros escritos, mas do sentir e das visualizações advindas dos Exercícios Meditativos Ancestrais, acessos as “bibliotecas” de si, do outro e da natureza criativa”, explica a artista plástica, Anatê, que não é indígena.

Exposição de arte: “Seres terrestres em conexão com a sua divina existência”

Quando: Abertura 17 de abril e durante todo o mês de abril

Onde: CEPAIA / UNEB (Rua do Passo, nº4 - Santo Antônio Além do Carmo)

Horário de funcionamento:

- sexta: das 8h às 17h

- sábado: 9h às 16h

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL POVOS INDÍGENAS :

Ver mais em Especial Povos Indígenas