Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especial povos indígenas
Whatsapp Whatsapp
Homenagem

Painel discute questões indígenas na Bahia no dia 13 de abril

Especialistas como a escritora Ane Kethleen Pataxó e o coordenador de políticas de povos indígenas da Bahia, Jerry Matalawê estarão presentes

Redação iBahia • 10/04/2023 às 15:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Painel discute questões indígenas na Bahia no dia 13 de abril
Foto: German Maldonado / TV Bahia

Em homenagem ao mês que marca a luta dos povos indígenas, a TV Bahia realiza um painel de discussões chamado 'Povos Originários em Cena'. A ação será no dia 13 de abril, às 19h50, no Cinema do Museu - localizado no Museu de Geologia, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Serão discutidos temas como a relação dos indígenas com portugueses na época do Brasil colonial, as lutas dos povos originários e o atual cenário de luta pela terra que acontece em diferentes regiões da Bahia. A mediação será conduzida pelo jornalista da TV Bahia Mauro Anchieta.

Leia mais:

O evento será assistido presencialmente por cerca de 120 convidados, que, antes do painel, poderão conferir uma produção de 44 minutos, editada a partir da série Uma História Chamada Salvador.

Vale ainda ressaltar que o g1 Bahia transmitirá o evento, que conta com a presenta de vários especialistas. Entre eles: o coordenador de políticas de povos indígenas da Bahia, Jerry Matalawê; a escritora Ane Kethleen Pataxó; e o professor e pesquisador Felipe Milanez.

Série Uma História Chamada Salvador

Produzida pela TV Bahia, a série homenageia Salvador por meio de um passeio histórico dividido em três temporadas nos anos de 2019, 2020 e 2023.

Na primeira temporada, foi abordada a relação entre os portugueses e o processo de formação na capital baiana. Na segunda, foi a vez de estabelecer relações entre povos do continente africano e a cultura de Salvador.

Na última temporada, foram apresentadas as contribuições dos povos originários na cultura soteropolitana, e foi justamente esse material que, após editado, será apresentado aos convidados no evento desta quinta-feira.

Para acessar a transmissão do g1, basta clicar no link: 'Painel Povos Originários em Cena' .


				
					Painel discute questões indígenas na Bahia no dia 13 de abril
Foto: Divulgação / Reprodução Redes Sociais

Conheça os participantes do painel

Ane Kethleen Pataxó nasceu em Cumuruxatiba, distrito da cidade de Prado, no extremo sul baiano. É artista, escritora indígena e pesquisadora focada na história dos povos originários. Desde 2018 mora em Salvador. É estudante de fisioterapia na Universidade Federal da Bahia e, em 2019, passou a integrar o Projeto de Extensão Livro-lugar.

Jerry Matalawê é indígena pataxó da região Coroa Vermelha, no extremo sul da Bahia. É licenciado em ciências sociais e mestre em antropologia social. Possui especialização em gestão em direitos humanos e ocupa o cargo de coordenador de políticas para povos indígenas da Bahia na Superintendência de Políticas para Povos Indígenas, na Secretaria de Promoção da Igualdade e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia.

Felipe Milanez é jornalista e advogado, doutor em sociologia e mestre em ciência política. É professor no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac), na Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAL POVOS INDÍGENAS :

Ver mais em Especial Povos Indígenas