icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
ESPORTES

8 dicas para limpar e conservar o tênis da academia

O calçado acumula tanto suor quanto tops ou camisetas, mas não é higienizado com tanta frequência

foto autor

04/09/2014 às 16:19 • Atualizada em 27/08/2022 às 2:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Quem pratica exercícios físicos sabe que as roupas usadas na malhação devem ser lavadas constantemente para não gerarem odores desagradáveis e nem a proliferação de bactérias e fungos. Mas você já parou para pensar que, na verdade, são os tênis os itens que mais 'sofrem' durante o treino? Eles acumulam tanto suor quanto tops ou camisetas, mas não são higienizados com tanta frequência. Para te ajudar na missão de limpar e conservar esses calçados, o Moda & Estilo selecionou oito dicas simples. Confira!
Uma escova de cerda macia é ideal para uma melhor limpeza do calçado, mas tenha cuidado para não danificá-lo
1. O ideal é lavar o tênis a mão, dispensando o uso da máquina. Para essa tarefa você deve tirar os cadarços e palmilhas e utilizar sabão neutro. Uma escova de cerda macia ou esponjas são ideais para uma melhor limpeza do calçado, mas cuidado para não danificá-lo. Atenção: nunca deixe o tênis de molho e nem use sabão de coco. Após a lavagem retire completamente o sabão, mas sem torcer o tênis para não deformá-lo. 2. A secagem deve ser feita na sombra, em locais bem ventilados ou próximo a um ventilador. Nunca coloque-o diretamente no sol para que o calçado não perca a sua elasticidade e a borracha do calçado não resseque. 3. Se seu tênis de academia tiver partes de camurça tome mais cuidado no momento da lavagem. Nessas áreas não esfregue esponjas, nem escovas. Um recurso utilizado para esse tipo de limpeza é a borracha de camurça, que apesar do nome é considerada um detergente sólido que elimina manchas e borrões do calçado. Em alguns casos, você pode tirar manchas com borracha escolar.
Os cadarços e palmilhas devem ser lavados separados dos tênis
4. Geralmente é pelos cadarços que você começa a notar a sujeira do tênis. O ideal é que eles também sejam lavados à mão e com sabão neutro, mas se isso não for possível pode colocá-los na máquina, dentro de uma fronha ou sacos especiais para lavar roupas sensíveis. 5. As palmilhas sofrem bastante com o acúmulo do suor e tirá-las para tomar ar pode evitar odores desagradáveis. Elas podem ser lavadas com sabão neutro e secas ao sol, mas se mesmo assim o 'cheiro ruim' persistir coloque um pouco de bicarbonato de sódio e deixe-as em uma caixa fechada por 4 horas. 6. A sola do tênis também merece cuidados especiais. A limpeza desta parte do calçado pode ser feita com uma mistura de água e detergente biodegradável em um pano úmido, ou simplesmente borrifando água misturada com sabão neutro e escovando no sentido dos desenhos e ranhuras. Pequenas pedras podem ficar presas, para eliminá-las use uma faquinha ou uma chave de fenda bem pequena. 7. Se você pratica exercícios físicos mais de três vezes por semana, o ideal é lavar o tênis com água e sabão a cada dois meses. Se usa o calçado esporadicamente, a lavagem pode ser feita a cada seis meses ou anualmente.
Lenços umedecidos para bebês são ótimos para fazer a limpeza regular do tênis
8. Sempre depois do uso, o tênis pode ser higienizado com lenços umedecidos para bebês, que podem ser adquiridos em farmácias e mercados. Depois é só deixá-los secar na sombra.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Esportes